Revisão sistemática do transporte de microplástico do continente para o oceano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p18-39

Palavras-chave:

Microplástico, Revisão sistemática, Fluxo de material, Poluição oceânica

Resumo

O perfil de consumo e a destinação final de produtos que contenham plástico demonstram claramente padrões de consumo de uma economia globalizada pautada no crescimento de produção como alicerce econômico. Ao longo da história, a cultura mundial não agregou aos plásticos metodologias de ciclo de vida e produção circular que vislumbrem reúso, reciclagem e formas de descarte desse material. É imprescindível à sociedade criar sistemas para gerenciar o ciclo de produção, consumo e destinação final adequado de plásticos. A estimativa de crescimento produtivo não se alinha com o crescimento significativo de reciclagem, fator que contribui para o descarte e consequentemente aumenta a quantidade de resíduos que serão lançados nos oceanos. Dessa maneira, torna-se importante saber a quantidade de plástico que entra nos rios e é transportada para o mar, como ocorre o transporte no globo, como são os processos de degradação e quais os impactos causados à natureza. A revisão da literatura é um passo fundamental para a pesquisa e a formação do conhecimento científico. Por meio da revisão sistemática, é possível explicitar, planejar, justificar e atualizar questões relevantes do foco da pesquisa. Neste trabalho, é apresentada uma metodologia para busca de artigos científicos e se promove a contribuição bibliográfica sobre do tema do transporte de microplástico do continente para o oceano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Gouvêa Guimarães, Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia Fluminense
    Mestrando em Engenharia Ambiental no Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia Fluminense- campus Macaé - Macaé (RJ) – Brasil. E-mail: rafaelgouveaguimaraes@hotmail.com
  • Jader Lugon Junior, Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia Fluminense
    Doutor  em  Modelagem  Computacional  (UERJ).  Professor  do  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia Fluminense- campus Macaé - Macaé (RJ) – Brasil. E-mail: jlugonjr@gmail.com.
  • Antônio José da Silva Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Ph.D. pela North Carolina State University, EUA. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: ajs_neto@uol.com.br 

Downloads

Publicado

16-04-2020

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Revisão sistemática do transporte de microplástico do continente para o oceano. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 18–39, 2020. DOI: 10.19180/2177-4560.v14n12020p18-39. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/15352.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>