O desafio do saneamento em comunidades rurais e a importância do monitoramento da qualidade da água

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p255-273

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Saneamento básico, Abastecimento de água, Saúde pública

Resumo

O saneamento básico é um direito assegurado pela legislação brasileira, porém no que diz respeito ao acesso à água potável e esgotamento sanitário, esses serviços precisam evoluir significativamente para serem considerados eficientes, principalmente nas áreas rurais, onde o acesso à água potável é crítico e ocorre por meio de fontes alternativas de abastecimento, sendo imprescindível a realização de um monitoramento adequado da qualidade da água para consumo humano. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desafio do saneamento básico em áreas rurais dos municípios inseridos na Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (RH-IX), e a importância do monitoramento da qualidade da água nessas localidades, possibilitando a identificação de possíveis fontes de contaminação decorrentes da ausência de saneamento. Vale ressaltar, ainda, que se leve em consideração, a resolução dos diferentes aspectos relacionados à contaminação das águas nessas áreas, por meio de medidas estruturais e educacionais quanto à importância da qualidade ambiental para assegurar a saúde da população residente nas comunidades rurais desses municípios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kamila Rocha Bernardino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Engenheira Ambiental formada pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus. Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ - Brasil.
  • David de Andrade Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Engenheiro de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Doutorando em Planejamento Ambiental no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ - Brasil.
  • Vicente de Paulo dos Santos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2020

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

O desafio do saneamento em comunidades rurais e a importância do monitoramento da qualidade da água. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 255–273, 2020. DOI: 10.19180/2177-4560.v14n22020p255-273. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/15422.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)