O Rio Madeira, uma Sociedade e a Indústria de Energia: a construção das usinas hidrelétricas e os impactos e intervenções na sociedade

Autores

  • Artur de Souza Moret
  • Luciane Lima Costa e Silva

Palavras-chave:

Hidrelétrica. Rio Madeira. Sociedade. Energia.

Resumo

A Energia se operacionaliza em uma lógica de indústria com grande espectro e impacto na atividade econômica mundial e local, por servir de insumo para a geração de inúmeros produtos, e por participar em atividades humanas, tais como deslocamento, conforto e lazer. Os números dessa indústria são sobremaneira grandes, na dimensão, na oferta, no consumo, no volume financeiro movimentado e na influência em atores e no imaginário da sociedade. Dessa forma, compreende-se que a Energia é definidora dos rumos da sociedade, tanto positivos quanto negativos. A construção das hidrelétricas no rio Madeira será analisada a partir dessa referência teórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Artur de Souza Moret
    Coordenador do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável- GPERS, Professor Doutor da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR
  • Luciane Lima Costa e Silva
    Aluna do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente- PGDRA da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

O Rio Madeira, uma Sociedade e a Indústria de Energia: a construção das usinas hidrelétricas e os impactos e intervenções na sociedade. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 11–32, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100010.. Acesso em: 20 abr. 2024.