Cidadania e participação no Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras

Autores

  • Virgínia Villas Boas Sá Rego

Palavras-chave:

Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras. Participação. Recursos Hídricos.

Resumo

Este trabalho analisa o processo de implantação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras como instrumento da Política Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro. Foi constatado que a atuação do CBH Macaé e das Ostras apresenta obstáculos decorrentes da centralização do poder pelo governo estadual, da indefinição do arcabouço legal e institucional e das dificuldades envolvidas nos processos participativos e do predomínio dos interesses mais poderosos no processo decisório. No entanto, o Comitê também apresenta grande potencial para se constituir num fórum de fortalecimento da democracia e da autonomia dos cidadãos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Virgínia Villas Boas Sá Rego
    Socióloga; Doutora em Meio Ambiente (PPGMA-UERJ); Professora do C.E. José Martins da Costa e da UCAM-Nova Friburgo; representante da Associação de Apoio à Escola do C.E. José Martins da Costa na Plenária do CBH Macaé e das Ostras-setor sociedade civil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Cidadania e participação no Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 117–138, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100015.. Acesso em: 29 mar. 2024.