Valoração econômica ambiental como ferramenta de conservação dos recursos hídricos: uma proposta de auxílio na gestão da APA do Macaé de Cima, RJ

Autores

  • Francisco Formagini Brant
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Valoração Ambiental. Recursos Hídricos. Rio Macaé.

Resumo

Este artigo discute a importância da utilização de métodos de valoração na gestão de Áreas de Proteção Ambiental (APAs), com o intuito de disponibilizar instrumentos necessários para a gestão da APA do Macaé de Cima/RJ, que ainda se encontra em processo de criação. Para isso, o trabalho apresenta alguns conceitos relativos ao estudo da economia de recursos naturais, destacando formas de valorar ecossistemas tropicais. O artigo propõe que os recursos hídricos devam ser analisados especialmente, utilizando-se para isso a contextualização de métodos de valoração ambiental que apresentem a importância dos recursos hídricos para a sociedade local e ecossistemas associados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Formagini Brant
    Graduado em Biologia pela Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Mestrando em Engenharia Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, Macaé-RJ, Brasil.
  • Maria Inês Paes Ferreira
    Instituto Federal Fluminense. Campus Macaé/NUPERN - professora/pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Valoração econômica ambiental como ferramenta de conservação dos recursos hídricos: uma proposta de auxílio na gestão da APA do Macaé de Cima, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 75–94, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100013.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>