Propostas de indicadores ambientais na gestão de recursos hídricos na comunidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, Lagoa Feia – RJ: utilização do Modelo Força Motriz/Pressão-Situação-Impacto-Resposta

Autores

  • Priscila Manhães Braga
  • Cristine Nunes Ferreira

Palavras-chave:

Lagoa Feia. Indicadores Ambientais. Faixa Marginal de Proteção.

Resumo

A seleção de alternativas que funcionem como uma potencial ferramenta de auxílio nas tomadas de decisões entre o poder público e a sociedade civil, assim como a eficiente interlocução entre esses atores, consiste em uma das incumbências mais importante para a utilização concebível e consciente dos recursos naturais. A importância deste trabalho é estruturar uma metodologia que proporcione um entendimento da complexidade do perímetro de alagamento da Lagoa Feia, objetivando a demarcação da FMP que dê conta dos conflitos de uso de suas margens, da preservação da qualidade ambiental e da paisagem. Esse estudo possibilitará a obtenção de dados e parâmetros que poderão ser utilizados para a tomada de decisões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Manhães Braga
    Mestre em Engenharia Ambiental; Graduada em Ciências da Natureza e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Estácio de Sá,UNESA, Brasil.
  • Cristine Nunes Ferreira
    Doutora em Física pela Universidade Federal Fluminense; Professora do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Propostas de indicadores ambientais na gestão de recursos hídricos na comunidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, Lagoa Feia – RJ: utilização do Modelo Força Motriz/Pressão-Situação-Impacto-Resposta. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 11–25, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110013.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)