Uso de modelagem computacional aplicada à gestão sanitário-ambiental: uma proposta de adaptação da plataforma MOHID Water para corpos lênticos aplicada à lagoa Imboacica, Macaé-RJ

Autores

  • Cássius Marcelo Dutra Pessanha
  • Jader Lugon Jr.
  • Maria Inês Paes Ferreira
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
  • Haydda Manolla Chaves da Hora

Palavras-chave:

Lagoa Imboacica. Modelagem computacional. MOHID.

Resumo

A modelagem computacional tem se mostrado uma importante ferramenta para a gestão e o monitoramento de recursos ambientais, especialmente dos corpos hídricos. Neste trabalho é discutida a viabilidade da aplicação do sistema MOHID para modelar corpos hídricos lênticos, a partir do caso da lagoa Imboacica, um ecossistema aquático costeiro, que historicamente vem passando por processos de degradação, seja pela ocupação irregular de sua Faixa Marginal de Proteção, seja pelo despejo de efluentes sem tratamento em suas águas. Para isso, são descritos conceitos sobre a área de estudo e sobre modelo e modelagem matemática. Com a simulação que será produzida, espera-se contribuir para o gerenciamento deste recurso hídrico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássius Marcelo Dutra Pessanha
    Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.Especialista em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, Brasil. Biólogo pela UniversidadeEstadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil. Técnico em operação na Petrobras SA.
  • Jader Lugon Jr.
    Professor do Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaFluminense, IF Fluminense, campus Macaé, Brasil. Doutor em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Riode Janeiro, UERJ, Brasil. Engenheiro Mecânico e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade FederalFluminense, UFF, Brasil.
  • Maria Inês Paes Ferreira
    Professora do Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaFluminense, IF Fluminense, campus Macaé, Brasil. Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal doRio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
    Professor do Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaFluminense, IF Fluminense, campus Macaé, Brasil. Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Químico Industrial e Licenciado em Química pela Universidade FederalFluminense, UFF, Brasil.
  • Haydda Manolla Chaves da Hora
    Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, campus Macaé, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Uso de modelagem computacional aplicada à gestão sanitário-ambiental: uma proposta de adaptação da plataforma MOHID Water para corpos lênticos aplicada à lagoa Imboacica, Macaé-RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 45–70, 2012. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110015.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>