Ecologia da Meiofauna Marinha

Autores

  • Luciana Monteiro Lage
  • Ricardo Coutinho

Palavras-chave:

Meiofauna. Ecologia de comunidades. Diversidade.

Resumo

A meiofauna é um grupo ecologicamente heterogêneo que ocupa uma variedade de hábitats bentônicos no meio marinho. A meiofauna é definida em função do seu tamanho e hábitat. As comunidades de meiofauna são caracterizadas por alta diversidade taxonômica em comparação com a macrofauna e com a microfauna. No processo de colonização e sucessão da meiofauna em substratos recém-disponibilizados, as primeiras fases avançam rapidamente e desaceleram à medida que os nichos vão sendo ocupados.Devido a sua velocidade de resposta às mudanças no ambiente, a meiofauna é indicada como uma boa ferramenta nos estudos de qualidade ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Monteiro Lage
    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Pesquisadora doInstituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) na Divisão de Bioincrustação – Departamento de Pesquisa, Arraialdo Cabo-RJ, Brasil. E-mail: lucianamlage@yahoo.com.br.
  • Ricardo Coutinho
    Doutor em Biologia pela University of South Carolina (1987), Pós-Doutor pela Duke University (2003) e Woods HoleOceanographic Institute (2004). Professor credenciado nos cursos de pós-graduação em Biologia Marinha da Universidade FederalFluminense, e em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Norte Fluminense. Pesquisadortitular do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) na Divisão de Bioincrustação – Departamento de Pesquisa,Arraial do Cabo-RJ, Brasil. E-mail: rcoutinhosa@yahoo.com

Downloads

Publicado

21-01-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Ecologia da Meiofauna Marinha. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 173–195, 2013. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20120011.. Acesso em: 29 mar. 2024.