A complementaridade da atuação profissional entre o Guia de Turismo e o Condutor Ambiental e Cultural de Florianópolis: um estudo de caso

Autores

  • Fabiana Calçada de Lamare Leite Instituto Federal de Santa Catarina
  • Maria Helena Alemany Soares Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Continente

Palavras-chave:

Guia de Turismo. Condutor Ambiental e Cultural. Educação Profissional. Florianópolis.

Resumo

Esta experiência ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, quando o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) organizou em 2012, o II Fórum Mundial de Educação Profissional Tecnológica. Os Passeios Turísticos Gratuitos foram oferecidos aos participantes do evento, com o intuito de conhecerem a cidade e o seu entorno. Foram realizadas entrevistas com as pessoas que realizaram os passeios turísticos e aplicada uma pesquisa de opinião respondida por eles. O objetivo geral foi analisar a experiência dos alunos do Campus Florianópolis Continente dos cursos de Guia de Turismo e de Condutor Ambiental e Cultural nos roteiros turísticos realizados durante o evento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Calçada de Lamare Leite, Instituto Federal de Santa Catarina
    Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI/SC, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.Professora do Instituto Federal de Santa Catarina, no eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer.
  • Maria Helena Alemany Soares, Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Continente
    Graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina – CEART-UDESC. Aluna especial do Programa de Pós Graduação de Arquitetura – PósArq/UFSC. É docente na área de turismo e hospitalidade do Instituto Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

17-02-2014

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

A complementaridade da atuação profissional entre o Guia de Turismo e o Condutor Ambiental e Cultural de Florianópolis: um estudo de caso. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 73–88, 2014. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130015.. Acesso em: 29 mar. 2024.