Estudo da contaminação microbiológica na Bacia Hidrográfica do Rio Macabu, norte do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Paula Campos Teixeira Instituto Federal Fluminense
  • Virginia Sanches Coelho Instituto Federal Fluminense
  • Arthur Travalloni Louvisse Instituto Federal Fluminense
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Saneamento. Coliformes. Qualidade da Água.

Resumo

A Bacia Hidrográfica do Rio Macabu (BHRM) tem sofrido diversos impactos socioambientais, sobretudo em função da disposição inadequada de efluentes e da ineficiência da gestão dos recursos hídricos. Nesse estudo foram realizadas saídas de campo para coleta de amostras e análises laboratoriais para avaliar a qualidade da água da região. Observou-se que diversos pontos apresentaram desconformidades com as legislações vigentes, além da degradação do meio ambiente por diminuição da disponibilidade de água, prejuízos à fauna aquática e riscos de transmissão de doenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Campos Teixeira, Instituto Federal Fluminense
    Graduanda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ-Brasil. Email:paulac.teixeira@hotmail.com.
  • Virginia Sanches Coelho, Instituto Federal Fluminense
    Graduanda em Engenharia Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense-Campus Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ-Brasil.Email:vivi.sanches32@gmail.com. 
  • Arthur Travalloni Louvisse, Instituto Federal Fluminense
    Mestrando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ). Engenheiro Químico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)-Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email:arthurtravall@hotmail.com.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense, Campus UPEA), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email: vsantos@iff.edu.br

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Estudo da contaminação microbiológica na Bacia Hidrográfica do Rio Macabu, norte do estado do Rio de Janeiro. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 59–68, 2015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.v9n215-05.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>