Caminhos para a práxis da Educação Ambiental: Um estudo de caso sobre a percepção de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco de Assis e sua importância no processo de sensibilização socioambiental

Autores

  • Gabrielle Souza de Araujo Instituto Federal Fluminense
  • Felipe Amaral de Vasconcellos UENF

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Percepção Ambiental e Saída de Campo.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a importância de estudos da Percepção Ambiental no processo educativo e compreender suas nuances na construção da ação e reflexão no ensino e sensibilização socioambiental. Desta forma, buscamos através da discussão da Educação Ambiental e seus aspectos teórico-práticos um diálogo analítico entre conceitos como práxis e interdisciplinaridade e sua aplicabilidade na prática educativa usando como ferramenta a saída de campo. Neste contexto, apresenta-se um estudo de caso que dialoga com a percepção dos alunos da Escola Municipal Francisco de Assis, localizada no município de Campos dos Goytacazes – RJ, a respeito do Rio Paraíba do Sul. Para tanto, diagnosticamos as ligações e usos do rio pelos alunos e no momento posterior, de acordo com as informações obtidas, elaboramos a saída de campo para um fragmento de mata ciliar. As atividades realizadas durante a saída visaram contribuir para a construção de um diálogo mais aberto entre educandos e educadores compartilhando suas óticas sobre o ambiente físico-natural e seu imbricamento com as relações sociais, políticas, econômicas e culturais, abrindo caminho para uma educação pautada na práxis ambiental.

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Biografia do Autor

  • Gabrielle Souza de Araujo, Instituto Federal Fluminense
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tutora de Biologia da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (CECIERJ), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email: araujo.gabrielle@hotmail.com
  • Felipe Amaral de Vasconcellos, UENF
    Mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF),Assessor Territorial de Gestão Social no Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Norte - RJ no Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense - Bolsa Exp B do CNPQ. Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email: felipeavasconcellos@yahoo.com.br

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Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Caminhos para a práxis da Educação Ambiental: Um estudo de caso sobre a percepção de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco de Assis e sua importância no processo de sensibilização socioambiental. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 177–192, 2015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.v9n215-12.. Acesso em: 19 abr. 2024.