Contaminação do solo por creosoto em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: o caso da Reserva Biológica União – RJ/Brasil

Autores

  • Jullie Siqueira Vianna Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Maricá
  • Maria Inês Paes Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
  • Victor Saraiva Barbosa Saraiva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio
  • Paulo Venicius Lima Machado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p131-153

Palavras-chave:

Poluentes orgânicos. Áreas contaminadas. Unidade de Conservação de Proteção Integral. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos.

Resumo

O creosoto é um poluente orgânico que foi largamente utilizado para evitar a deterioração de dormentes de madeira, provocando contaminação edáfica na Reserva Biológica União. Riscos à saúde pública e ao equilíbrio ambiental, com potencial para afetar o abastecimento humano e as funções ecossistêmicas, justificam esta pesquisa. Assim, objetiva-se, com esta revisão aplicada ao caso da REBIO União, descrever as características de toxicidade do creosoto, as técnicas analíticas empregadas para a caracterização e os métodos de remediação de áreas contaminadas por esse poluente. A metodologia empregada foi a abordagem descritiva baseada em pesquisa bibliográfica. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jullie Siqueira Vianna, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Maricá
    Mestranda em Engenharia Ambiental (IFFluminense). Assistente de Laboratório do Instituto Federal Fluminense - Campus Maricá/RJ -Brasil.
  • Maria Inês Paes Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
    Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do IFFluminense - Campus MAcaé/RJ - Brasil
  • Victor Saraiva Barbosa Saraiva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio
    Pós-doutor em Bioquímica de micro-organismos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - IF Fluminense-campus Cabo Frio/RJ - Brasil
  • Paulo Venicius Lima Machado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé/RJ-Brasil.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Contaminação do solo por creosoto em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: o caso da Reserva Biológica União – RJ/Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 131–153, 2016. DOI: 10.19180/2177-4560.v10n22016p131-153. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/7618.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>