Gestão ambiental de zonas estuarinas: uma proposta de conservação das águas e da biodiversidade para o manguezal do estuário do Rio Paraíba do Sul, Gargaú, RJ

Autores

  • Edêmea Faria Carlos Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Maria Inês Paes Ferreira Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p155-169

Palavras-chave:

Impactos ambientais. Estuário do rio Paraíba do Sul. Manguezais. Unidades de Conservação. Gargaú.

Resumo

Impactado pela ocupação irregular e pelo lançamento de esgoto in natura, o manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul é um ambiente de rica biodiversidade, provedor de diversos serviços ecossistêmicos. Neste estudo são focadas estratégias de promoção da sustentabilidade em Gargaú, localidade nele situada, associando a sua conservação aos usos dos recursos comuns praticados pelos habitantes locais. As principais questões investigadas foram: “Seria viável a criação de uma Unidade de Conservação – UC na região, para fortalecer os mecanismos de proteção ao manguezal?”; e “Como a comunidade local vislumbra o cenário de degradação ambiental e a criação de uma UC?”. A comunidadade local depende fortemente dos recursos da área estuarina e apontou o desmatamento do manguezal e o despejo de esgotos no rio como principais causas de impactos negativos e, apesar de não terem efetivo conhecimento sobre Unidades de Conservação, aceitam a sua criação com ressalvas, mas entendem ser essa uma medida necessária para conservar o manguezal que os sustenta. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edêmea Faria Carlos Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: edemearocha@gmail.com.
  • Maria Inês Paes Ferreira, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)
    Pós-doutora em Gestão Integrada de Recursos Naturais (Instituto de Pesquisa da Reserva da Biosfera Mount Arrowsmith, Vancouver Island University – VIU) campus Nanaimo, Nanaimo, British Columbia - Canadá. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo Energia e Recursos Naturais (Instituto Federal Fluminense – IFFluminense) campus Macaé, Rio de Janeiro - Brasil. E-mail: ines_paes@yahoo.com.br.      

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Gestão ambiental de zonas estuarinas: uma proposta de conservação das águas e da biodiversidade para o manguezal do estuário do Rio Paraíba do Sul, Gargaú, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 155–169, 2016. DOI: 10.19180/2177-4560.v10n22016p155-169. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/9558.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>