Sensibilização ambiental de alunos da educação básica do município de Varre-Sai/RJ a partir da avaliação da qualidade da água do Ribeirão Varre-Sai

Autores

  • Carolina Ramos de Oliveira Nunes Instituto Federal Fluminense (IFF) - Polo de Inovação, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Daniella Honorato Mesquita Miller Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Thiago Moreira de Rezende Araújo Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Vicente de Paulo dos Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p100-117

Palavras-chave:

Qualidade da água, Percepção ambiental, Sensibilização ambiental

Resumo

O Ribeirão Varre-Sai é um importante manancial hídrico para o município de Varre-Sai no estado do Rio de Janeiro. O presente trabalho avaliou a qualidade da água do Ribeirão por meio de parâmetros físico-químicos e microbiológicos, realizou a identificação da percepção ambiental de alunos do município em relação ao Ribeirão Varre-Sai e, por fim, realizou a sensibilização ambiental dos estudantes. As análises físico-químicas e microbiológicas realizadas permitiram constatar que o Ribeirão vem sendo degradado, principalmente pelo lançamento de esgoto doméstico. A identificação da percepção ambiental dos alunos, por meio da utilização de questionário e proposta de desenho, possibilitou o desenvolvimento da atividade de sensibilização ambiental elencando os problemas enfrentados pelo Ribeirão Varre-Sai e propondo ações mitigadoras, por meio de palestra expositiva, conversa informal e confecção de cartazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Ramos de Oliveira Nunes, Instituto Federal Fluminense (IFF) - Polo de Inovação, Campos dos Goytacazes/RJ
    Técnica de laboratório-química do IFFluminense Polo de Inovação Campos dos Goytacazes. Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil.
  • Daniella Honorato Mesquita Miller, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Licencianda em Ciências da Natureza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil.
  • Thiago Moreira de Rezende Araújo, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Ciências Naturais (UENF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.
  • Vicente de Paulo dos Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia Agrícola (UFV). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Sensibilização ambiental de alunos da educação básica do município de Varre-Sai/RJ a partir da avaliação da qualidade da água do Ribeirão Varre-Sai. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 100–117, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p100-117. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/10803.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)