Estudo de Tratamentos Aplicados a Lixiviado de Aterros Sanitários

Autores

  • Aricelso Maia Limaverde Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
  • Luiz André Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p118-130

Palavras-chave:

Aterros sanitários, Tratamento de chorume, Resíduos sólidos

Resumo

Nos dias atuais, muito se discute sobre o grande volume de resíduos sólidos gerados nas grandes cidades e qual a melhor forma de acondicioná-los e de tratar seus subprodutos. Os aterros sanitários são conhecidos por receber grande quantidade e variedade de resíduos sólidos urbanos. Decorrente disto, o chorume (lixiviado) produzido na decomposição desses resíduos possui características peculiares e grande complexidade química, sendo conhecidos também por sua elevada turbidez, cor e odor característicos, além da alta recalcitrância de seus constituintes. Este trabalho teve como objetivo apresentar algumas técnicas utilizadas no tratamento de lixiviados de aterros e avaliar seu desempenho através da aplicação de algumas dessas técnicas. O chorume utilizado foi coletado no aterro de Gericinó (Bangu - Rio de Janeiro). Os tipos de tratamento que serão abordados neste trabalho envolvem processos de coagulação/floculação, adsorção em carvão ativado e filtração por membranas. Foram realizados inicialmente - como etapa de pré-tratamento - os testes em batelada de coagulação, seguidos do processo de adsorção em carvão. Também se verificou o comportamento das amostras filtradas após o pré-tratamento. Ao final dos ensaios, obteve-se um clarificado com demanda química de oxigênio (DQO) até 90% menor, remoção de 97% da absorbância e ausência quase total de turbidez.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aricelso Maia Limaverde Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Doutor em Ciências – Química Analítica (PUC-Rio). Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé – Macaé/RJ – Brasil.
  • Luiz André Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé – Macaé/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Estudo de Tratamentos Aplicados a Lixiviado de Aterros Sanitários. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 118–130, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p118-130. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/11878.. Acesso em: 19 abr. 2024.