Avaliação da contaminação de efluentes domésticos em poços sobre área de restinga

Autores

  • Micheli Rocha Cordeiro
  • Samara de Melo Rodrigues
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Gestão de efluentes domésticos. Fossa séptica. Contaminação de águas subterrâneas. Restinga de Jurubatiba.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados do estudo sobre contaminação das fossas sépticas nos poços de abastecimento de assentados sobre área de restinga, no bairro Lagomar, município de Macaé (RJ). O bairro está localizado na macroárea da orla norte, limítrofe e zona de amortecimento do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, que possui grande relevância ecológica e beleza cênica. A área objeto de estudo é um bairro de população de baixa renda, onde não existem os sistemas de tratamento de efluente e nem abastecimento de água pública, agravando o risco de doenças relacionadas à má qualidade do saneamento ambiental. A presença de coliformes fecais em todas as amostras avaliadas, inclusive numa amostra de água tratada, indica riscos à saúde da população local, bem como riscos de alteração ecossistêmica na região do Parque Nacional e no seu entorno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Micheli Rocha Cordeiro
    Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Mestranda em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.
  • Samara de Melo Rodrigues
    Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Tecnóloga em Indústria de Petróleo e Gás; bolsista de Iniciação Científica.
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
    Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Prof. Dr. em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
  • Maria Inês Paes Ferreira
    Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Profa. Dra. em Ciência e Tecnologia de Polímeros, Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Avaliação da contaminação de efluentes domésticos em poços sobre área de restinga. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 89–102, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110005.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>