A Lagoa do Salgado e a Ação Antrópica em sua Faixa Marginal de Proteção, Região Norte do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Caroline Cabral Tudesco
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior

Palavras-chave:

Lagoa do Salgado. Estromatólitos. Ações Antrópicas. Faixa Marginal de Proteção.

Resumo

O estudo aborda a lagoa do Salgado, a ação antrópica em sua Faixa Marginal de Proteção (FMP) ao longo dos anos e os possíveis impactos da urbanização advinda do Superporto do Açu e de futuros empreendimentos na região, fazendo desta forma uma análise comparativa com o caso da lagoa do Vigário no município de Campos dos Goytacazes, que sofre com problemas gerados por um crescimento desordenado e pela falta de planejamento. A ocorrência de estromatólitos recentes, os únicos encontrados na América do Sul, confere à lagoa do Salgado o título de patrimônio geopaleontológico da humanidade e torna a problemática em questão ainda mais relevante. Consequentemente, medidas urgentes e drásticas devem ser tomadas para proteger esse sítio geológico-paleontológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Cabral Tudesco
    Instituto Federal Fluminense/Câmpus Campos-Centro – Mestranda em Engenharia Ambiental.
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior
    Pesquisador do Núcleo de Estudos e Estratégias e Desenvolvimento (NEED). Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA), Arquitetura e Urbanismo e Geografia do Instituto Federal Fluminense, Câmpus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

A Lagoa do Salgado e a Ação Antrópica em sua Faixa Marginal de Proteção, Região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 147–162, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110009.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)