Avaliação da produção e gestão dos resíduos sólidos de municípios da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Luiz Carlos Teixeira Júnior
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
  • José Augusto Ferreira da Silva
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos. Gestão de resíduos. Gestão ambiental.

Resumo

A Região dos Lagos, localizada no estado do Rio de Janeiro, não possuiinventário dos resíduos produzidos nem dados confiáveis com relação à sua geração.As administrações de seus municípios também não adotaram procedimentos paramitigar o enorme passivo ambiental devido à deposição de resíduos em lixões. Estetrabalho pretende estimar o quantitativo e classificar os resíduos dos municípios deArmação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, analisando dadossocioeconômicos e considerando o PIB das fontes geradoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Teixeira Júnior
    MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida, especialista em levantamento de flora e fauna emestudos de impacto ambiental pela Universidade Federal de Lavras/MG, mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, professor do curso superior tecnológico em GestãoAmbiental pela Universidade Veiga de Almeida/RJ - Brasil. E-mail: luiztjunior@yahoo.com.br.
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
    Doutor em Ciências. Diretor do campus Macaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Professordo Mestrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail:paulorog@uol.com.br.
  • José Augusto Ferreira da Silva
    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ - Brasil. E-mail: jaferreirasilva@gmail.com.
  • Maria Inês Paes Ferreira
    Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais/ Instituto Federal Fluminense/ campus Macaé, RJ - Brasil. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambientaldo Instituto Federal Fluminense. E-mail: ines_paes@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

18-01-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Avaliação da produção e gestão dos resíduos sólidos de municípios da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 11–27, 2013. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20120001.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>