Os núcleos urbanos no entorno imediato do Complexo Industrial do Porto do Açu: alterações na paisagem

Autores

  • Luis Gustavo de Souza Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Palavras-chave:

Porto do Açu. CLIPA. Zoneamento. Núcleos Urbanos em São João da Barra.

Resumo

Este estudo tem por finalidade apresentar um panorama dos núcleos urbanos do entorno do Complexo Logistico Industrial do Porto do Açu (CLIPA) em São João da Barra – RJ, em função das questões territoriais e ambientais. Tem como objetivo geral analisar a relação sócio-espacial das populações vizinhas ao CLIPA com o território que ocupam, haja vista que tanto as localidades quanto o Complexo ocupam uma região que durante anos foi rural. Como metodologia esta pesquisa utilizou levantamento de dados no EIA – Estudo de Impacto Ambiental do Distrito Industrial, e pesquisa de campo com várias visitas às localidades rurais mais próximas ao empreendimento para identificar suas características e sua relevância local, entrevistas com moradores e representantes de associações, participação em audiências públicas sobre o novo Plano Diretor de São João da Barra. Como produto deste artigo obteve-se a caracterização dos núcleos urbanos do entorno do CLIPA, também foram apontadas as áreas de maior fragilidade ambiental, os danos ambientais já causados pela instalação do CLIPA e o reflexo nas localidades vizinhas ao Porto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Gustavo de Souza Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Mestre em Engenharia Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Doutor em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo – USP / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense -IFF

Downloads

Publicado

17-02-2014

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Os núcleos urbanos no entorno imediato do Complexo Industrial do Porto do Açu: alterações na paisagem. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 119–145, 2014. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130018.. Acesso em: 28 mar. 2024.