Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A revista Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense é uma publicação semestral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), que tem por finalidade publicar ARTIGOS ORIGINAIS, RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ENSAIOS E ENTREVISTAS sobre os diversos temas da Extensão em âmbito nacional ou internacional. São áreas de extensão, segundo a Rede Nacional de Extensão (RENEX):

  • Comunicação;
  • Cultura;
  • Direitos Humanos e Justiça;
  • Educação;
  • Meio Ambiente;
  • Saúde;
  • Tecnologia e Produção;
  • Trabalho.

Categorias de textos

 A Revista Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense está aberta a submissão de trabalhos nas seguintes categorias:

- artigo original: contribuição destinada a compartilhar o conhecimento produzido a partir de reflexões teóricas originadas da experiência extensionista, com até 50 mil caracteres.

- relato de experiência: contribuição destinada a relatar resultados de ação extensionista, com até 35 mil caracteres.

 

Prazo para submissão: 15 de março de 2020 (PRAZO PRORROGADO)

1  Estrutura do trabalho

1.1  Formatação

Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo. Para isso é obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado, no formato Word, no site da revista.

  •  Os manuscritos deverão ser digitados em Times New Roman 12, espaço 1,5, exceto as citações diretas longas, resumo e referências que devem ser apresentadas com espaço 1,0. Os textos não devem exceder 50 mil caracteres para artigos ou 35 mil caracteres para relatos de experiências, incluindo os títulos, resumos, palavras-chave nos dois idiomas e referências (utilize Ferramentas; contar palavras). O itálico deve ser empregado somente para palavras e expressões estrangeiras.
  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (com extensão .doc ou .docx que não ultrapasse 6 MB).
  • O texto deve ser redigido em língua portuguesa

1.2  Estruturação

 1.2.1 Itens preliminares

  • Título que identifique o conteúdo em português.
  • Título em inglês ou espanhol.
  • Resumo informativo em português, com no máximo 1.250 caracteres (com espaços).
  • Resumo informativo em inglês ou espanhol. 
  • Palavras-chave em português de três até cinco termos que identifiquem os principais assuntos abordados no artigo, separados por ponto.
  • Keywords ou Palabras clave, traduzidas para inglês ou espanhol,

       As submissões que não atenderem a essa estrutura serão devolvidas aos autores para inclusão dos itens faltantes ou incorretos. Será informado um prazo para recebimento do documento alterado. O não cumprimento desse prazo implicará o arquivamento da submissão.

 1.2.2  Texto do trabalho

        Recomenda-se observar as normas da ABNT referentes à apresentação de artigo em publicação periódica (NBR 6022/2018), apresentação de referências (NBR 6023/2018), citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012) e resumos (NBR 6028/2003), assim como as normas de apresentação tabular do IBGE.

 1.2.2.1  Referências (documentos citados no texto, conforme NBR 6023/2018)

        A apresentação das referências deve seguir as seguintes recomendações:

  • A exatidão das referências e sua correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es).
  • Todas as referências devem ser alinhadas à margem esquerda e colocadas ao final do artigo, sob o título Referências, centralizado.
  • A lista com as referências não deve ser numerada.
  • O espaço entre as linhas é simples e, entre cada referência, mais um espaço simples.
  • O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o negrito em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade.
  • Nome(s) de autor(es) e/ou títulos de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, deve(m) ser apresentado(s) sem supressão dessas informações.
  • Devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor ou pelo próprio título, com a primeira palavra em letras maiúsculas, quando a obra não tem indicação de autoria.
  • Indica(m)-se o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outros sobrenomes abreviados, com a inicial maiúscula seguida de ponto-final. Referência com até 3 autores, todos deverão ser incluídos, separados por ponto e vírgula. A partir de 4, o primeiro deverá ser informado, seguido da expressão et al.

       

Para melhor compreensão e visualização seguem alguns modelos de referências mais utilizadas de diversos tipos de materiais.

    

 

TIPO DE DOCUMENTO                                     

 

                                                                                                                                                                                      

EXEMPLOS

ARTIGO DE JORNAL

MENDES, R. A. As pesquisas eleitorais e a publicação de fake news. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 maio 2018. Caderno Mundo, p. A3.

CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

ARTIGO DE PERIÓDICO

TEICH, D. H. A solução veio dos emergentes. Exame, São Paulo, ano 43, n. 9, Ed. 943, p. 66-67, 20 maio 2009.

OLIVEIRA, M. J. S. et al. O tabagismo em adolescentes. Revista de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 12, p. 79-83, jan./mar. 1989.

AGUIAR, F. C. A Geografia, o lugar e os sujeitos. Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 20, n. 1, p. 29-37, jan./abr. 2018.  DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p29-37. Disponível em: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9579. Acesso em: 22 jun. 2018.

VIEIRA, C. M.; MELO, M. A.; TEIXEIRA, P. F. Assistência ao educando no ensino fundamental. Avaliação educacional [on-line], v. 33, n. 7, 1999. Disponível em:  http:///www.scielo.aed.com.br. Acesso em: 22 jan. 2018.

CAPÍTULO DE LIVRO (quando tem autor do capítulo)

LOBO, A. M. Moléculas da vida. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (org.). Química e sociedade: a presença da química na atividade humana. Lisboa: Escobar, 2010. p. 24-39.

MANFROI, V. Vinho branco. In: VENTURINI FILHO, W.G. (coord.). Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia. São Paulo: Blucher, 2010. v.1, cap. 7, p. 143-163.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Estômago. In: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2010. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/estomago/definicao. Acesso em: 18 mar. 2010.

CAPÍTULO DE LIVRO (quando o autor do capítulo é o mesmo do livro)

BELTRÃO, O. O papel e a máquina. In: BELTRÃO, O. Correspondência: linguagem & comunicação. 16. ed. São Paulo: Atlas, 1986. p. 33-54.

DISSERTAÇÃO

COELHO, A. C. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence=1. Acesso em: 4 set. 2009.

DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO (Site, home Page)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos. Disponível em: https://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html. Acesso em: 31 jan. 2019.

BIONLINE discussion list. [S. l.], 1998. List maintained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em: 25 nov. 1998.

PERSONAL trainer. Disponível em: http://www.fisiculturista.com/personal.trainer/teste.php. Acesso em: 28 ago. 2003.

E-BOOK

BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.).  Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

EVENTO CIENTÍFICO (Simpósio, Congresso, Reuniões…)

CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8., SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009. 160 p. Tema: Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos.

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos […]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1., 1983, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBG, 1983. 2 v.

LEIS, DECRETOS, ETC…

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

BRASIL. Lei no 10.406, de 16 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Acompanhamento Econômico. Parecer técnico no 06370/2006/RJ. Brasília: Ministério da Fazenda, 13 set. 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução no. 01/2007, de 29 de março de 2007. Dispõe sobre a criação da modalidade Bacharelado do Curso de Graduação em Educação Física. Uberlândia: Conselho Universitário, 2007. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/consultaAtaResolucao.php?tipoDocumento-resolucao&conselho=TODOS&anolnicioBusca=2007&anoFimBusca=2007&entrada=&pag=1. Acesso em: 20 set. 2007.

LIVRO

RAMALHO, H. A. et al. Ecologia e desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1998.

MAPA

INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo). Regiões de governo do Estado de São Paulo. São Paulo: IGC, 1994. 1 atlas. Escala 1:2.000.

BRASIL e parte da América do Sul: mapa político, escolar, rodoviário, turístico e regional. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa, color., 79 x 95 cm. Escala 1:600.000.

FLORIDA MUSEUM OF NATURAL HISTORY. 1931-2000 Brazil´s confirmed unprovoked shark attacks. Gainesville: Florida Museum of Natural History, [2000?]. 1 mapa, color. Escala 1:40.000.000. Disponível em: http://flmnh.ufl.edu/ fish/Sharks/ statisctics/Gattack/map/Brazil.jpg. Acesso em: 15 jan. 2002.

IBGE. Amparo: região sudeste do Brasil. 2. Ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. 1 carta topográfica, color., 4465 x 3555 pixels, 5,50 MB, jpeg. Escala 1:50.000. Projeção UTM. Datum horizontal: marégrafo Imbituba, SC, Datum vertical: Córrego Alegre, MG.

TESE

AGUIAR, A. A. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.  

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO

ZANETIC, M.; ANDRADE, G. M. L. Incorporação de elementos textuais em poesias latino-americanas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE LINGUÍSTICA, 2., 2016, São Paulo. Anais [...]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2016. p. 391-412.

GONÇALVES, C. D. Estilo de pensamento na produção de conhecimento científico. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4., 2000. Coimbra. Actas do [...]. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2000. Tema: Sociedade portuguesa: passados recentes, futuros próximos. Eixo temático: Reorganização dos saberes, ciência e educação, p. 1-18. Disponível em: http://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR462de12f4bb03_1.pdf. Acesso em: 3 maio 2010.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO (sem dados de publicação)

SILVA, H. J. et al. Recuperação automatizada de mapas: relato de uma experiência. Trabalho apresentado no 10. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Fortaleza, 1998.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ALVES, F. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica do Paraná, 2008.

 

 1.2.2.2  Apêndice

     Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

     Deve se identificado pela palavra Apêndice seguida de letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título, com o mesmo destaque das seções primárias do artigo. Exemplo: Apêndice A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução.

 1.2.2.3  Anexo

     Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e/ou ilustração. Deve ser identificado pela palavra ANEXO, seguida de letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título, com o mesmo destaque das seções primárias do artigo.

     Exemplo: Anexo A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle I.

 1.2.2.4  Agradecimentos

     Elemento opcional, que deve ser o último elemento pós-textual. A inclusão de Agradecimentos deve ocorrer na primeira revisão do artigo, para evitar conflito de interesses com os revisores durante o processo de avaliação cega. Os Agradecimentos devem ser sucintos e direcionados a pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo, mas que não são autores.

 1.2.2.5   Citações

      As citações devem obedecer à NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT. O sistema de chamada na revista Vértices é autor-data. A referência completa deve ser indicada ao final do artigo na seção intitulada Referências

      Os exemplos de citação direta, indireta e citação de citação estão apresentados a seguir.

      No sistema autor-data é necessário observar o uso de letras maiúsculas e minúsculas na indicação de autoria:

  • quando a autoria fizer parte da sentença: Autoria  (data, página)

        - utilize letra maiúsculas apenas na inicial do sobrenome dos autores ou do nome da instituição;

        - inclua entre parênteses somente a data e a página.

  • quando a autoria for incluída após a sentença: (AUTORIA, data, página)

        - indique a autoria utilizando todas as letras maiúsculas;

        - inclua entre parênteses a autoria, a data e a página.

 

Citação direta curta (com até 3 linhas)

  • Inclua a citação entre aspas.
  • Indique a página/folha ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado).

        Segundo Morais, "a possibilidade de se efetivar a descoberta era ínfima" (MORAIS, 1995, p. 27).

        De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

 

  Citação direta longa (com mais de 3 linhas)

  • Utilize a fonte com tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e com recuo de 4 cm da margem esquerda.
  • Não inclua a citação entre aspas.
  • Indique a página/folha da citação ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado).
  • Inclua um ponto final após a citação e outro após a indicação da autoria.
  • Inclua uma linha em branco antes da citação e outra depois, separando-a dos parágrafos anterior e posterior.

                                                      

   Citação indireta

  • Pode ser reescrita (paráfrase), a citação indireta não deve ser incluída entre aspas.
  • Não é obrigatório indicar a página/folha da citação.

        O dengue caracteriza-se como uma arbovirose de rápida propagação em áreas tropicais e subtropicais (DEGENER et al., 2014).

  Citação de citação

  • Inclua apud ou "citado por" entre a indicação do documento original (aquele ao qual não se teve acesso) e a indicação do documento consultado.
  • Inclua a referência do documento consultado na lista de referências.
  • Opcionalmente, inclua a referência do documento original em nota de rodapé.

          No âmbito da prevenção, a Geografia da Saúde é utilizada por geógrafos de modo que estes profissionais realizam análise dos fatores sociais e ambientais que podem agravar a saúde, fazendo a correlação dos fatores geográficos com a ocorrência das doenças (SOBRAL, 1988 apud FERREIRA, 2015).

       Segundo Melo1 (1998 apud FERREIRA; SILVA, 2007) a educação popular deve ser realizada em diferentes espaços, por meio de atividades formais ou não formais, sendo um produto de práticas sociais.

 

Nota de rodapé:

____________________________________

1 MELO, P. Educação popular: possibilidades e certezas. Revista Brasileira de Ensino Público, v. 10, n. 2, p. 78-90, 1998.

 

Lista de referências:

FERREIRA, A.; SILVA, M. C. O ensino público e os caminhos para emancipação. Ideias em educação, v. 3, n. 1, p. 132-145, jan./jun. 2007.

 

1.2.2.6  Notas

        Para notas explicativas utiliza-se o sistema numérico em notas de rodapé. A numeração é feita em algarismos arábicos e com sequência única e consecutiva.

        Caso a nota explicativa seja uma indicação bibliográfica, os dados da obra devem ser apresentados de acordo com a norma de referência (NBR 6023/2018).

1.2.2.7  Ilustrações

        Todas as ilustrações devem ser apresentadas no corpo do texto e, sempre que possível, coloridas. Os Quadros, Tabelas e Gráficos devem ser editáveis e produzidos em Word ou Excel. Todas as ilustrações, seja Tabela ou Figura (gráfico, foto, mapa, diagrama etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e possuir títulos breves. A fonte de origem da ilustração deve ser informada, mesmo que tenha sido produzida pelo(s) autor(es) do artigo. O direito de uso de ilustrações que não tenham sido elaboradas pelo(s) autor(es) é de responsabilidade do(s) mesmo(s).

        Em caso de apresentação de imagem com definição inadequada e não editável, que possa vir a prejudicar a qualidade de sua visualização, a revista Vértices reserva-se o direito de excluí-la, ou mesmo cancelar a publicação do artigo, se for o caso.

1.2.2.8  Abreviaturas e siglas

           As Abreviaturas e siglas devem ser precedidas do nome completo, quando citadas pela primeira vez e, quando aparecerem nas tabelas e nas figuras, devem ser acompanhadas de explicação, se seu significado não for amplamente conhecido. Não devem ser utilizadas no título e no resumo e seu uso no texto deve ser limitado.


 
2   Avaliação do trabalho

Serão acolhidos apenas os manuscritos formatados de acordo com estas Instruções e cuja temática se enquadre no escopo da revista. Uma análise preliminar verificará o potencial para publicação e seu interesse para os leitores da revista, o atendimento aos requisitos éticos e o relatório do sistema de detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Os manuscritos considerados potencialmente publicáveis na revista Cadernos de Extensão seguem no processo editorial, composto pelas seguintes etapas:

a)      Revisão técnica – realizada pelos editores do periódico (desk review). Consiste fundamentalmente da revisão de aspectos de forma e redação científica, para que o manuscrito atenda a todos os itens detalhados nas Diretrizes para autores da revista e esteja apto a ingressar no processo de revisão externa por pares.

b)      Revisão externa por pares – O sistema de avaliação é duplo-cego (double blind review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada aos autores. Os trabalhos serão enviados a pelo menos 2 (dois) avaliadores externos especialistas dentre os membros do Conselho Editorial e/ou convidados ad hoc, que avaliarão seu mérito científico e o conteúdo do manuscrito a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, adequação à linha editorial do Cadernos de Extensão, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos/integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual, indicação dos principais pontos fortes e fracos do manuscrito. Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o artigo será enviado a um novo avaliador, com características similares às dos anteriores, que contribuirá para o desempate. Os editores da revista encaminham a solicitação de avaliação para o especialista com um formulário padrão detalhado. Os avaliadores ad hoc devem seguir as Diretrizes para Avaliadores da revista Cadernos de Extensão, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics), disponíveis em:

https://publicationethics.org/files/Ethical_Guidelines_For_Peer_Reviewers_2.pdf. Esse processo de parecer por pares implica o compromisso do(s) autor(es) de atender da forma mais satisfatória e breve possível as observações dos avaliadores. A revista Cadernos de Extensão se reserva o direito de recusar artigos cuja formulação desconsidere as sugestões dos avaliadores sem justificação razoável.

c)      Revisão pelos editores – após o recebimento dos pareceres, os editores verificam o material e encaminham para os autores.  Nessa etapa, o texto será incluído em uma das três categorias:

(i) ACEITO (aceitação incondicional): o artigo deve ser publicado. O tema é de grande interesse para a área do artigo, é inovador e está bem escrito. Apenas pequenas correções são necessárias, e estas podem ser feitas pela própria equipe de editoração;

(ii) REVISÕES REQUERIDAS (aceitação condicional): alterações de pequeno ou médio porte devem ser conduzidas pelo(s) autor(es), respeitando o prazo estipulado pelos Editores. O artigo deve voltar para reavaliação e os Editores verificam o atendimento às sugestões dos revisores ad hoc ou a justificativa para o seu não atendimento;

(iii) REJEITADO (não aceitação): as modificações necessárias ao artigo são tão extensas, que levariam a um novo artigo; assim, o artigo é recusado e o autor pode encaminhar outro, quando desejar.

d)      Revisão de editoração – os manuscritos aprovados serão submetidos à revisão de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol) e normas técnicas (ABNT).  Alguns textos poderão retornar aos autores para consulta e/ou aprovação de eventuais alterações durante o processo. Após essa etapa o manuscrito segue para diagramação, conferência e publicação.

Ressalta-se que, em todas as etapas, poderá ser necessária mais de uma rodada de revisão.

Os avaliadores terão de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias para emitirem o seu parecer. O prazo médio de resposta para o(s) autor(es) é de cerca de 120 dias para o primeiro parecer emitido pelos julgadores, de 180 dias para o parecer final e de até 8 (oito) meses para sua publicação, em caso de aceite. 

As considerações serão enviadas aos autores com prazo definido para a devolução da versão reformulada do manuscrito. Recomenda-se aos autores atenção às comunicações que serão enviadas ao endereço de e-mail informado na submissão, assim como para a observação dos prazos para resposta. A não observação dos prazos para resposta, especialmente quando não justificada, poderá ser motivo para descontinuação do processo editorial do manuscrito.

A ordem de publicação segue o critério dos editores, considerando a organização temática de cada número e daqueles eventualmente encomendados pelo Conselho Editorial.

O autor deverá acompanhar o processo pelo site da revista, após acesso com seu login e senha para verificar se não existem dúvidas ou solicitações de correções dos revisores. 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Os arquivos para submissão devem ser produzidos no Microsoft Word, em formato .doc ou .docx  (desde que não ultrapassem 6MB).
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo enviado e também na opção Propriedades no editor de texto (Microsoft Word) na qual o mesmo foi elaborado, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Após se cadastrar como Autor, inicie os cinco passos para submissão: 1. Início; 2. Transferência do manuscrito; 3. Inclusão de metadados; 4. Transferência de documentos suplementares; 5. Confirmação.
  • O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão. A revista Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense não permitirá a inclusão de autores após iniciado o processo de avaliação por pares.
     
  • O artigo deve destinar-se exclusivamente à revista Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outra publicação
  • A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastramento dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Biografia).

  • O(s) autor(es) que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação na revista Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense assumem o compromisso de atuar como avaliadores. O Conselho Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (parecer duplo-cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente se recusem a emitir pareceres quando convidados pela revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, exemplificados nos Templates para Artigo e Relato de experiência.
  • Os artigos devem ser enviados em formato digital através da página: . Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: cadernosextensao@iff.edu.br.

Artigo original

Contribuição destinada a compartilhar o conhecimento produzido a partir de reflexões teóricas originadas da experiência extensionista, com até 50 mil caracteres.

Relato de experiência

Contribuição destinada a relatar resultados de ação extensionista, com até 35 mil caracteres

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.