Desenvolvimento de experimentos para o ensino de mecânica clássica

Autores

  • Juliana Layber Mota Engelhardt Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ana Clara Gonçalves Guzzo Lopes Instituto Federal Fluminense - Campus Santo Antônio de Pádua - Unidade de Formação de Cordeiro.

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p263-271

Palavras-chave:

Ensino de física, Experimentos, Educação científica

Resumo

O presente trabalho se trata de uma proposta de construção de experimentos de física para serem utilizados como ferramenta de ensino no curso técnico em mecânica concomitante da Unidade de Formação Cordeiro do Instituto Federal Fluminense (IFF), que pertence ao campus Santo Antônio de Pádua. O objetivo é demonstrar que as atividades práticas são de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que o aluno aprenda, compreenda e fortaleça todo conhecimento adquirido.  O trabalho foi dividido em etapas, que compreendeu em: escolha dos experimentos, construção, aplicação em sala de aula e as ações extensionistas. Na confecção dos experimentos foram utilizados materiais de baixo custo e reutilizados, assegurando o aspecto sustentável do projeto. O público alvo do trabalho foram os alunos da rede pública estadual e municipal de Cordeiro que visitaram o IFF Cordeiro na 1ª Semana de Integração, em junho de 2019, além de profissionais da educação que participaram de atividades como oficinas e mesa redonda de divulgação do projeto. Durante os experimentos desenvolvidos os alunos demonstraram empolgação e interesse, ambos observados através do dinamismo da apresentação e entrosamento entre os discentes.

Biografia do Autor

  • Juliana Layber Mota Engelhardt, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense
    Especialista em docência do ensino superior.
  • Ana Clara Gonçalves Guzzo Lopes, Instituto Federal Fluminense - Campus Santo Antônio de Pádua - Unidade de Formação de Cordeiro.
    Bolsista de extensão do projeto Construção de experimentos de mecânica clássica, no processo de ensino e aprendizagem IFFluminense  Campus Santo Antônio de Pádua - Unidade de Formação de Cordeiro.

Downloads

Publicado

16-09-2020

Edição

Seção

Relato de experiência