A tecnologia como forma de emancipação em um projeto de extensão para adolescentes em conflito com a lei

Autores

  • Luiza Fernandes Neto UENF
  • Luciane Soares Da Silva UENF
  • Ana Carla de Oliveira Pinheiro UENF
  • Lara dos Anjos Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Yuri Costa Moraes da Silva UENF
  • Yann Almeida Belmont Paula UENF

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p99-109

Palavras-chave:

Socioeducação., Tecnologia., Inserção Social.

Resumo

O presente artigo expõe a experiência de desenvolvimento do projeto de extensão direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducaticativa em meio aberto, a saber, Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no município de Campos dos Goytacazes. Problematizando as estratégias institucionais frequentemente adotadas para o processo de ressocialização, nossa proposta seguiu no sentido de propor a inclusão digital como alternativa de combate aos preconceitos e estigmatizações que perpassam a trajetória de adolescentes que entram em conflito com a lei. Por meio de uma abordagem propositiva, as ações do projeto se articularam às propostas da Fundação Municipal da Infância e Juventude, uma autarquia municipal, a fim de alcançar o público-alvo do projeto. Em sua primeira fase de desenvolvimento nossos esforços se concentraram em compreender e operar com as lógicas institucionais, e, consequentemente, acessar os adolescentes. Com continuidade prevista até 2021, o projeto entra numa nova etapa, visando dar curso ao plano de trabalho diretamente com os jovens.

Biografia do Autor

Luiza Fernandes Neto, UENF

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). E-mail: luizanetoarq@gmail.com

Luciane Soares Da Silva, UENF

Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). E-mail: lucianecoltrane@gmail.com

Ana Carla de Oliveira Pinheiro, UENF

Pós-doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora de Sociologia no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). E-mail: anacarlaopinheiro@gmail.com

Lara dos Anjos Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Ensino Médio pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam). E-mail: lara_dosanjos@yahoo.com.br

Yuri Costa Moraes da Silva, UENF

Mestrando em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: yuricosta@id.uff.br

Yann Almeida Belmont Paula, UENF

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). E-mail: almeidabelmont@gmail.com

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Publicado

15-10-2021

Edição

Seção

Relato de experiência