A tecnologia como forma de emancipação em um projeto de extensão para adolescentes em conflito com a lei

  • Luiza Fernandes Neto UENF
  • Luciane Soares Da Silva UENF
  • Ana Carla de Oliveira Pinheiro UENF
  • Lara dos Anjos Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Yuri Costa Moraes da Silva UENF
  • Yann Almeida Belmont Paula UENF
Palavras-chave: Socioeducação., Tecnologia., Inserção Social.

Resumo

O presente artigo expõe a experiência de desenvolvimento do projeto de extensão direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducaticativa em meio aberto, a saber, Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no município de Campos dos Goytacazes. Problematizando as estratégias institucionais frequentemente adotadas para o processo de ressocialização, nossa proposta seguiu no sentido de propor a inclusão digital como alternativa de combate aos preconceitos e estigmatizações que perpassam a trajetória de adolescentes que entram em conflito com a lei. Por meio de uma abordagem propositiva, as ações do projeto se articularam às propostas da Fundação Municipal da Infância e Juventude, uma autarquia municipal, a fim de alcançar o público-alvo do projeto. Em sua primeira fase de desenvolvimento nossos esforços se concentraram em compreender e operar com as lógicas institucionais, e, consequentemente, acessar os adolescentes. Com continuidade prevista até 2021, o projeto entra numa nova etapa, visando dar curso ao plano de trabalho diretamente com os jovens.

Biografia do Autor

Luiza Fernandes Neto, UENF
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). E-mail: luizanetoarq@gmail.com
Luciane Soares Da Silva, UENF
Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). E-mail: lucianecoltrane@gmail.com
Ana Carla de Oliveira Pinheiro, UENF
Pós-doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora de Sociologia no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). E-mail: anacarlaopinheiro@gmail.com
Lara dos Anjos Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Ensino Médio pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam). E-mail: lara_dosanjos@yahoo.com.br
Yuri Costa Moraes da Silva, UENF
Mestrando em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: yuricosta@id.uff.br
Yann Almeida Belmont Paula, UENF
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). E-mail: almeidabelmont@gmail.com
Publicado
15-10-2021
Seção
Relato de experiência