A inserção da Extensão nas práticas, currículos e projetos pedagógicos da educação superior pública brasileira: reflexões tentativas sobre os impactos na formação do estudante e na transformação social

Autores

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p9-21

Palavras-chave:

Extensão., Creditação., Curricularização da Extensão., Educação superior pública., Transformação social.

Resumo

Neste ensaio, debatemos sobre os impactos nos percursos formativos dos discentes e as transformações sociais decorrentes da inserção da Extensão nas práticas, currículos e projetos pedagógicos da educação superior pública brasileira. Propomos que o exercício da indissociabilidade no e a partir dos cursos de graduação, em especial, na vinculação processual das dimensões da Extensão e do Ensino, tende a: proporcionar uma formação mais integral, humanística e cidadã aos discentes envolvidos; contribuir para a ruptura da linha abissal que separa os sujeitos, as práticas, os saberes e os conhecimentos; em longo prazo, auxiliar no desenvolvimento de uma democracia justa socialmente.

Biografia do Autor

Ivan Vasconcelos Figueiredo, UFSJ

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). E-mail: ivanfigueiredo@gmail.com

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Publicado

14-10-2021

Edição

Seção

Ensaio