Projeto de acompanhamento pedagógico continuado

Autores

  • Gessé Pereira Ferreira
  • Maria Trindade Gago Guimarães
  • Juliane Lima de Queiróz Silva
  • Thiago Alonso Merici

Resumo

Com sua primeira edição realizada durante o ano letivo de 2013, o projeto de extensão intitulado Acompanhamento Pedagógico Continuado, procura atender aos discentes em três momentos distintos: na preparação para o ingresso em um curso de nível superior, através do projeto Enem, no momento inicial em que estiver cursando a graduação, primeiro período, e ainda, aos graduandos matriculados na disciplina de estágio supervisionado em uma Instituição de Ensino Superior. O aumento do grau de valor atribuído atualmente à prova do Enem causou uma busca ainda maior para o aprimoramento das informações trabalhadas no Ensino Médio. Assim, o primeiro momento deste projeto, objeto de estudo deste artigo, destina-se a atender essa demanda atuando na ampliação da formação dos alunos oriundos das escolas públicas, produzindo ação de combate às desigualdades na educação. Para isso, o projeto criou um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, com aulas aos sábados, ministradas por professores do Instituto Federal Fluminense e graduandos matriculados na cadeira de estágio supervisionado. Realizada a primeira etapa, o projeto Enem foi avaliado pelos alunos participantes e pela equipe que o idealizou. Foi escolhido o questionário misto como ferramenta para a coleta de dados. Constatou-se que o programa obteve uma boa aceitação por parte de todos os participantes mostrando que é possível e viável a implantação de ações que minimizem as lacunas da educação pública.

Downloads

Edição

Seção

Artigo original