Slackline: Uma fita como ponte para a educação através da aventura

Autores

  • Caio Fábio C. da Silva
  • Matheus dos S. Vidal Lopez
  • Suéllen A. Chrisóstomo da Silva
  • Michelle Guedes Catunda

Resumo

A educação é uma área que abrange inúmeras discussões, assim, o principal papel que desempenha é o desenvolvimento das pessoas, da sociedade, proporcionando assim uma qualidade que garanta a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem (BRASIL, 1998). Segundo Cássaro (2011), a utilização de ambientes naturais na prática de atividades de aventura é um fenômeno que vêm atraindo a atenção de um número crescente de pesquisadores, notadamente aqueles ligados aos estudos do lazer e esporte, dentre eles Uvinha (1996 e 2001), Brunhs (1997) e Marinho (1999). Dentre das inúmeras manifestações da cultura corporal, destacam-se, nos dias atuais, as atividades de aventura que apresentam extensas possibilidades na área educacional, dentre elas, a prática do Slackline, cujo potencial educativo pode ser muito extenso, principalmente porque facilita situações educativas com experiências pouco habituais, apresentando um forte caráter motivador, favorecendo situações carregadas de emoção,de significado e de intenção.            O slackline, por ser um esporte considerado novo, é ainda pouco conhecido pela comunidade, assim, este projeto visa apresentar o esporte e seus benefícios, bem como ensinar a pratica do mesmo, aproveitando para abordar e ensinar conceitos de Física, cuja inserção no projeto justifica-se pelo fato de que o conhecimento de conceitos físicos é essencial para a prática do esporte em questão, desde a montagem dos equipamentos à execução das manobras. 

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Publicado

18-11-2016

Edição

Seção

Artigo original