https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/issue/feed Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense 2021-08-11T19:21:57-03:00 Cadernos de Extensão cadernosextensao@iff.edu.br Open Journal Systems <p><strong>Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense</strong>&nbsp;é uma revista com periodicidade semestral que recebe artigos e relatos de experiência para a reflexão e divulgação de ações de extensão. Fundada em 2014, a revista passou por recente reformulação. Sua atuação foi ampliada ao abrir-se para a submissão de trabalhos com o objetivo de promover o diálogo entre as diversas instituições e agentes que realizam Extensão. É proposta, desta maneira, a consolidação da revista como espaço para construção de conhecimento sobre a Extensão e a partir dela.&nbsp;Dimensão inescapável das instituições, a extensão deve se realizar de maneira articulada ao ensino e à pesquisa. Corresponde ao esforço de, em diálogo permanente com a sociedade, produzir respostas efetivas aos seus desafios e impactar a transformação positiva dos territórios que habitam. Além disso, é lugar de promoção da formação cidadã, interprofissional e interdisciplinar, que leve à construção de conhecimento inovador sobre a realidade em que se insere.&nbsp;A Extensão se organiza em oito áreas temáticas, as quais se objetivam ver&nbsp;materializadas&nbsp;nas edições publicadas pela revista:</p> <ul> <li class="show">Comunicação;</li> <li class="show">Cultura;</li> <li class="show">Direitos Humanos e Justiça;</li> <li class="show">Educação;</li> <li class="show">Meio Ambiente;</li> <li class="show">Saúde;</li> <li class="show">Tecnologia e Produção;</li> <li class="show">Trabalho.</li> </ul> https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15875 Ficha Técnica 2020-09-21T23:43:28-03:00 Essentia Editora essentia@iff.edu.br <p>.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15643 Editorial 2021-08-11T14:13:56-03:00 Denise Rosa Xavier denise.xavier@iff.edu.br Aline dos Santos Portilho aline.portilho@iff.edu.br Juliana Gonçalves Vidigal jvidigal@iff.edu.br 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15705 Entrevista com Paula Aparecida Martins Borges Bastos 2021-08-11T14:18:31-03:00 Cadernos de Extensão cadernosextensao@iff.edu.br <p>&nbsp;Paula Aparecida Martins Borges Bastos é graduada, mestre e doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Também ´possui Licenciatura em Letras pela Universidade Iguaçú. Paula foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal Fluminense (2012-2016). É medica veterinária no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Bom Jesus do Itabapoana, atuando no Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água, membro do Conselho Editorial e da Comissão de Editores Científicos da Essentia Editora do IFF e editora Assistente da Série Memórias Fluminenses - Essentia Editora/IFF.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15577 Precisamos falar do “efeito balbúrdia”: um diálogo com Paulo Freire sobre o papel da extensão em tempos de ataques à educação pública 2021-08-11T14:51:42-03:00 Pâmella Passos pamella.passos@ifrj.br Evelyn Morgan evelyn.morgan@ifrj.br <p>Elaborado num contexto de ataques à educação pública em nosso país, o presente artigo, através de um diálogo com o livro “Extensão ou Comunicação?” de Paulo Freire, pretende refletir&nbsp;acerca do papel das ações extensionistas no que tange uma postura hierárquica ou dialógica dos&nbsp;saberes. Tendo como ponto de partida para análise, a imagem de “balbúrdia” criada em torno das instituições públicas de educação no Brasil no ano de 2019, pretendemos discutir a importância&nbsp;do ato de comunicar para e com a sociedade acerca das produções e fazeres dentro dos muros das&nbsp;Universidades, Institutos e Escolas públicas brasileiras. Assim, retomando as ideias de Paulo Freire&nbsp;sobre a Extensão, problematizaremos também sua construção como inimigo da educação por&nbsp;aqueles que sustentam discursos conservadores, de uma suposta neutralidade do ensino e que na&nbsp;prática se relaciona aos interesses econômicos privatistas.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15324 Projeto Siminino enquanto espaço de formação de professores, investigação e experimentação de pedagogias libertadoras do Teatro 2021-08-11T14:59:29-03:00 Maria Siqueira Queiroz de Carvalho maria.carvalho@iff.edu.br Júlia Ribeiro da Silva juliarbsa@gmail.com Vinícius Ferreira Carvalho sqcmaria@gmail.com <p>O presente trabalho analisa o projeto de extensão Siminino - Teatro para infância e juventude nos aspectos de sua inserção no ambiente escolar e dos impactos da participação no projeto formação dos bolsistas e voluntários. Sob a tese freireana da inexistência da imparcialidade, os autores investigam ainda a Pedagogia do Teatro experimentada durante as atividades do projeto enquanto potência libertadora baseada no diálogo entre corpos e espaços.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15373 App English at Enem: a aprendizagem da língua inglesa através de dispositivos móveis 2021-08-11T15:01:52-03:00 Thamiris Oliveira Araujo thamiris.araujo@iff.edu.br Milena Ferreira de Figueiredo milenafigueiredo.f@gmail.com <p>O projeto de extensão aqui apresentado teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo educacional gratuito para aprendizagem da língua inglesa no que tange à habilidade de leitura. O enfoque nesta habilidade constituiu o cerne pedagógico deste app por conta da importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que demanda leitura e interpretação de diversos gêneros discursivos em uma língua estrangeira. A metodologia do projeto incluiu etapas de pesquisa, prática, divulgação e avaliação. O aplicativo foi desenvolvido em uma plataforma online gratuita e abrange questões de provas passadas do Enem e questões elaboradas pela equipe com base na estrutura do Enem. Após sua finalização, o aplicativo foi testado por voluntários e por alunos em oficinas e divulgado por meio de eventos acadêmicos e das redes sociais. Espera-se que o uso deste aplicativo contribua para o fortalecimento da competência linguística dos usuários.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/14709 Empreendedor IF: desenvolvendo a cultura da inovação e do empreendedorismo no Campus Juiz de Fora 2021-08-11T18:57:27-03:00 Elias Gabriel Magalhães Silva essentia@iff.edu.br Larissa Müller Santos essentia@iff.edu.br Raquel Fernandes Polito essentia@iff.edu.br Jefferson de Almeida Pinto jefferson.pinto@ifsudestemg.edu.br <p>Trata-se de uma ação extensionista que busca possibilitar a união entre teoria e prática na criação e gerenciamento de ideias e negócios inovadores. Envolve alunos, servidores, comunidade e outras entidades parceiras. Visa agregar conhecimentos e estimular um intercâmbio de ideias entre a comunidade acadêmica, difundindo, dessa forma, a cultura da inovação e do empreendedorismo. Atua por meio de cursos, minicursos, palestras, seminários, oficinas e apresentação de “cases de sucesso”.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/14712 Cooperativismo popular como alternativa para comunidade atingida por barragem: territorialidade e extensão popular 2021-08-11T15:20:52-03:00 Julio Cesar Pereira Monerat julio.monerat@gmail.com <p>Reflexão sobre territorialidade e extensão popular a partir do estudo do conflito territorial decorrente da construção da UHE Barra do Braúna, nos municípios de Laranjal e Leopoldina, Minas Gerais. De um lado do conflito encontra-se a empresa Barra da Braúna Energética S.A., ligada ao grupo canadense Brookfield Energia Renovável, e de outro os pescadores atingidos pela barragem, participantes de um projeto de extensão popular desenvolvido pelo Campus Muriaé do IF Sudeste MG voltado à constituição de uma cooperativa de piscicultura em tanque-rede.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15037 Pedagogia da “qualicidade”: imersão na metodologia ativa sob a perspectiva da classe trabalhadora 2021-08-11T15:23:37-03:00 Cláudio Adão Moraes Andrade sjbpme@gmail.com <p>Este trabalho é uma interlocução entre ensino fundamental e ensino médio integrado. Foi desenvolvido a partir da percepção da necessidade de construir uma perspectiva territorial em que cada segmento assuma a responsabilidade de preparar os estudantes para operar no nível de complexidade que a etapa seguinte demanda. O presente artigo aborda um projeto piloto em que foi aplicada metodologia ativa durante dois anos acompanhando a mesma turma no 4° e 5° anos do ensino fundamental da rede pública municipal. Os pressupostos epistemológicos diferenciados permitiram ressignificar o espaço e a relação formativa proporcionando enraizamento, identificação, desenvolvimento de competências e volição. Partindo do lugar da prole da classe trabalhadora, a experiência comprovou que é possível atuar no sistema de educação<br>formal sem reproduzir o modelo de desigualdades condicionadas por estruturas pedagógicas que marginalizam exigindo que o estudante se adapte a ela ao invés dela retratar a singularidade dos contextos. Sintetizado pelo neologismo, “qualicidade”, a experiência demonstrou ser viável a gênese de uma escola em que a formação de qualidade, por ser integral, configura um processo de cultivo de felicidade individual e coletiva.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15408 Educação ambiental como instrumento de sensibilização à preservação de nascentes em distritos de Campos dos Goytacazes/RJ 2021-08-11T15:26:27-03:00 Maria Eduarda Moço do Espírito Santo maria.mesanto@gmail.com Gabriel da Glória Menezes gmenezes2011@gmail.com Mayara Terra Machado Coelho mayaramachadoma@gmail.com Vicente de Paulo Santos de Oliveira vicentepsoliveira@gmail.com <p>O município de Campos dos Goytacazes tem como abrangência quatro bacias hidrográficas importantes para abastecimento de água e energia da região. Historicamente, a região sempre foi alvo da atividade expansionista da agricultura, principalmente no setor sucroalcooleiro. Este trabalho propõe realizar educação ambiental para sensibilizar a população local e a comunidade acadêmica das condições ambientais das nascentes de distritos do município. Primeiramente é feito o diagnóstico ambiental das nascentes nos distritos do município por meio de saídas de campo levando em consideração o estado de conservação da cobertura vegetal e da qualidade da água, da qual são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. Os resultados desse diagnóstico são utilizados para educação ambiental, proporcionada mediante apresentações em eventos, palestras e artigos científicos. Conclui-se que ocorreram modificações nas nascentes cuja causa pode ser as influências antrópicas, tendo, assim, a sociedade um papel essencial na preservação das nascentes. As atividades de educação ambiental deste trabalho informam e sensibilizam sobre o estado das nascentes e sobre a necessária recuperação de sua mata ciliar, protegida por lei como área de preservação permanente.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15379 Aula de campo: Uma ferramenta didática para ensinar sobre o Meio Ambiente 2021-08-11T15:28:11-03:00 Ruan Virginio Barreto Valentim ruanbarreto793@gmail.com Déborah Karen Batista Freitas deborahkaren0497@gmail.com <p>&nbsp;Este artigo tem como objetivo explicitar o uso&nbsp; da aula em campo como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, considerando as diferentes percepções que esta permite para a discussão sobre o complexo conceito de Meio Ambiente e a&nbsp; relação homem-natureza com alunos do sexto ano, pertencentes à rede estadual do Rio de Janeiro, a partir das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fornecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15385 Implantação de hortas agroecológicas em duas escolas no município de Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil 2021-08-11T15:29:50-03:00 Marcelo dos Santos Ferreira sf.marcelo@gmail.com Raynan de Souza Aguilar raynan.bio@gmail.com Patrícia Santiago Alves psalvesbio@gmail.com Gabriela Carvalho de Souza Santos gabrielacarvalho2010@gmail.com Fábio Cunha Coelho fcoelho@uenf.br <p>Fator essencial para a qualidade de vida humana é a ingestão de alimentos saudáveis. A produção agrícola nacional está apoiada nas práticas herdadas pela "Revolução Verde", pautadas na intensificação do uso de insumos e tecnologias, em especial os agrotóxicos. A agroecologia surgiu como contraponto a esse modelo. O ambiente escolar é local propício a realização de atividades que visam refletir sobre educação e sustentabilidade, com o desejável envolvimento de alunos, professores e demais funcionários. O presente trabalho relata a implantação de hortas de base agroecológica em dois colégios estaduais de Campos dos Goytacazes/RJ -Brasil nos anos de 2018/2019, bem como incentivar a produção e consumo consciente. As atividades foram organizadas em 9 módulos/aulas, executados de forma integral na escola A e parcial na escola B, devido a carência de condições ideais para esta ação completa. Foram por volta de 90 estudantes beneficiados, somado a 60 pessoas atingidas pela Feira de Ciências realizada pela escola A. O envolvimento dos estudantes comprova que ações extracurriculares e interdisciplinares como as hortas escolares tem grande potencial de formação no meio escolar.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15343 Desenvolvimento do turismo sustentável em Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes, por meio da formação e qualificação de empreendedores locais 2021-08-11T15:36:45-03:00 CRISTIANO SOUZA MARINS cristianosouzamarins@yahoo.com.br Thaís Oliveira Guimarães thaiso-guimaraes@hotmail.com Rodrigo Resende Ramos rrramos@id.uff.br Joselane Da Silva Anastácio joselane8@gmail.com Álvaro Gonçalves de Barros alvarogbarros@gmail.com Mayra Duarte De Carvalho contatomayraduarte@gmail.com <p>Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão que teve como meta estimular o turismo sustentável em Farol de São Tomé, região litorânea do município de Campos dos Goytacazes. Essa região do município possui potencial turístico devido, principalmente, faixa de litoral, interesse de órgãos da prefeitura e ao clima agradável e quente. Propiciando oportunidades de emprego e renda, sobretudo para a população. Contudo, há diversos empresários de outras regiões sem nenhuma preocupação com o impacto das atividades de exploração do turismo no meio ambiente. E em outros casos, há muitas pessoas operando na informalidade sem qualquer formação ou conhecimento técnico. E o objetivo do projeto foi contribuir para mudar esta situação, promovendo a difusão de uma cultura empreendedora voltada para a promoção do turismo sustentável. Na primeira parte do projeto, foi aplicado um questionário aos empreendedores locais durante o Festival Gastronômico de 2018, com o objetivo de identificar as demandas por capacitação e o perfil dos entrevistados. E num segundo momento foram realizadas as capacitações conforme as demandas apresentadas. Como resultado foi possível identificar muitas potencialidades ainda pouco exploradas na região e que a capacitação poderia auxiliar, aos empreendedores, na criação e exploração de novas oportunidades.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15320 Varal do IF: Incentivando práticas sustentáveis e solidárias na moda 2021-08-11T15:39:48-03:00 Jacqueline Rodrigues Gonçalves da Costa jacqueline.costa@ifsudestemg.edu.br Ludymila Ruffo Ribeiro Sávio ludymilaruffo@gmail.com Yara Caroline Alves Neto varaldoif@gmail.com Eliza Maria Brito de Oliveira itsbanner@gmail.com Lúcia Maria da Silva luciazlb@gmail.com <p>O Varal do IF é um projeto de extensão realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora (IF Sudeste MG) desde 2014. Seu principal objetivo é proporcionar aos participantes um novo olhar e uma nova forma de consumo de roupa de segunda mão, através da prática das trocas. Além de sustentável, essa prática promove a circulação de peças de roupas até então inutilizadas, prolongando sua vida útil e contribuindo para minimizar os impactos socioambientais gerados na produção de roupas novas. Os participantes renovam seu guarda-roupa sem dispêndio e ainda contribuem com instituições filantrópicas e pessoas em situação de rua.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15321 Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia 2021-08-11T15:41:20-03:00 Josias José Freire Junior freire.josias@gmail.com Bárbara de Barros Fonseca 3007042@etfbsb.edu.br Diego Azevedo Sodré 3007229@etfbsb.edu.br Leonardo Barbosa Rossato leonardo.rossato@ifb.edu.br Luiz Guilmerme Burlamaqui Soares 3133980@ifb.edu.br <p>A linguagem audiovisual em geral e, especificamente, o cinema, possui uma relevância amplamente reconhecida em contextos educacionais, sejam formais ou não formais. Como experiência de encontro e alteridade, crítica e reflexão, o cinema pode ressignificar na escola a experiência de aprender e ensinar. Apresenta-se, pois, um relato de experiência do Projeto de extensão Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia, desenvolvido no Instituto Federal de Brasília, em 2019. O objetivo do Projeto foi proporcionar um ambiente de aprendizagem crítica e criativa por meio da relação entre escola e comunidade, através da prática de exibição audiovisual que caracteriza o cineclube. A relação entre escola e comunidade se mostrou significativa no contexto deste projeto, ressaltando o caráter formativo e transformador do audiovisual, tanto para escola quanto para a comunidade atendida. Como resultados alcançados pelo projeto, destaca-se a importante integração escola-comunidade. Especialmente para os envolvidos na execução do projeto, o Recanto do Cinema representou uma oportunidade singular de vivenciar os potenciais formativos e transformadores da extensão, bem como os muitos e relevantes significados do audiovisual para a educação.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15381 Patrimônio, memória e identidade: práticas de ensino e extensão no IFNMG campus Araçuaí 2021-08-11T15:43:23-03:00 Fabrício Luiz Pereira fabricio.l.pereira@iff.edu.br Ernani Calazans Oliveira ernani.oliveira@ifnmg.edu.br <p>O projeto Educação Patrimonial: Memória e Identidade, realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Araçuaí, desenvolvido nos anos de 2017/2018, nasceu da necessidade de debater a preservação do patrimônio escolar com os estudantes. No entanto, na prática, a metodologia adotada criou um espaço para trocas de experiências para além dos bancos escolares. Através de objetos biográfcos, apresentamos a possibilidade de discutir conceitos como patrimônio, história e memória, partindo de vivências comuns e relações familiares. Como resultado, foram estabelecidas uma parceria entre a Instituição e a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, uma ocina com os professores da rede pública local e ações sobre educação patrimonial com todas as turmas de ensino médio integrado do IFNMG, campus Araçuaí.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15390 Arquivos documentais e visitação: trabalhando com a memória institucional 2021-08-11T15:45:24-03:00 Henrique Barreiros Alves henriquebarreirosalves@gmail.com <p>Aborda as temáticas do patrimônio e da identidade institucional, através do relato de experiência, dando prosseguimento às ações do Centro de Memória do Campus Macaé do IFFluminense. Nesta fase do projeto, trabalha-se a memória do lugar por meio da realização de visitação ao campus, por meio da modalidade guiada, bem como da “autoguiada”. Durante a visitação, são realizadas remissões à história e à memória dos “microespaços” institucionais, de forma que sejam compreensíveis as diversas etapas de transformação pelas quais estiveram expostos ao longo do tempo. Para este intento, foram instalados banners fixos em local de grande circulação, além de pequenas placas em outros locais do campus, com a tendência de inclusão de novas placas ao longo do projeto, assim como a galeria de diretores. Outra vertente, ainda em elaboração, visa ao tratamento do arquivo institucional, o qual conta com variados tipos de documentos,<br>de textuais a imagens, tanto em suporte físico como digital. O arquivo está sendo organizado seguindo os preceitos básicos da arquivologia, e vem sendo disponibilizado à medida que o trabalho avança. O catálogo com os documentos já disponíveis pode ser acessado on-line pelo Sistema de Bibliotecas do IFFluminense.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15386 Os perigos da urbanização de áreas de risco: um olhar para a ocupação do bairro Parque Rodoviário na cidade de Teresina, em Piauí 2021-08-11T15:47:51-03:00 Erisson Cruz de Melo erissonmelo334@gmail.com <p>O processo de antropização isento de um planejamento eficiente costuma causar problemas para o ambiente, acarretando instabilidades nos ecossistemas e, por consequência, trazendo problemas para a população. Em Teresina (PI), no mês de abril de 2019, um muro que represava águas de um clube abandonado rompeu, vitimando fatalmente duas pessoas e desabrigando dezenas. O objetivo do projeto foi evidenciar os perigos decorrentes do processo de ocupação de áreas de risco, bem como os fatores que a motivam. Foram feitas pesquisas em documentos e em artigos relacionados aos temas de urbanização e de áreas de risco, com acompanhamento de matérias em portais de notícia da cidade. Além disso, foi realizada uma visita técnica ao local do ocorrido com o intuito de obter o relato de algum morador. Por fim, pode-se entender que a apropriação de zonas ambientalmente frágeis impacta diretamente o ambiente, tendo como resultados problemas econômicos e sociais.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15380 A educação em saúde para além dos muros do Instituto Federal Fluminense 2021-08-11T15:50:01-03:00 Ligia Cordeiro Matos Faial lfaial@iff.edu.br Cidllan Silveira Gomes Faial cfaial@iff.edu.br Alexcievenny Oliveira Furtado alexcievenny2019@outlook.com João Mateus Ferreira Ribeiro mateusribeiro20171928@outlook.com Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva roserosauff@gmail.com Eliane Ramos Pereira elianeramos.uff@gmail.com <p>Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, com objetivo descrever a experiência da sessão de educação em saúde aos alunos adolescentes do ensino médio no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto. A realização desta proposta pedagógica em saúde extencionista surge do exitoso projeto piloto de educação em saúde aos alunos do Instituto Federal Fluminense. Neste projeto foram trabalhados temáticas escolhidas pelo público juvenil apoiadas no lúdico e da arte. A experiência pedagógica lúdica em saúde fora dos muros institucionais, despertou entre seus pares interesse de aprender brincando. Marcadas pelo ineditismo e norteadas pela recreação as sessões produziram conhecimento oportuno para aquisição de normas de comportamentos saudáveis. A arte e o lúdico são facilitadores para o ensino em saúde, já que estabelece vínculo e derruba barreiras que distanciam os profissionais de saúde e adolescentes com foco no equilíbrio biopsicossocial juvenil. A estratégia pedagógica do discente reorganiza o pensar e fazer saúde na escola, ao produzir o saber, previne comportamento de riscos, frente as vulnerabilidades vivenciadas, e transforma o indivíduo em protagonista do autocuidado.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15326 Vivências e Experiências Acadêmicas desfrutadas junto ao Projeto de Extensão “Recreando para Reabilitar: atividades recreativas para a reintegração escolar de portadores de transtorno mental na Escola Estadual Henrique Diniz na unidade existente no Hospit 2021-08-11T16:16:37-03:00 Kamila De Amorim Barbosa barbosa.kamila.kb@gmail.com Aline Godoy Damasceno alinexgames@hotmail.com Scheila Espindola Antunes scheila.antunes@ifsudestemg.edu.br <p>O presente texto visa relatar vivências e experiências desfrutadas junto ao projeto de extensão “Recreando para Reabilitar: atividades recreativas para a reintegração escolar de portadores de transtorno mental na Escola Estadual Henrique Diniz na unidade existente no Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz”, o qual oferece atividades recreativas para a reintegração escolar de portadores de transtorno mental na Escola Estadual Henrique Diniz na unidade existente no Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz na cidade de Barbacena/MG. Por meio de atividades recreativas buscamos auxiliar o desenvolvimento e a ampliação das condições físicas, motoras, cognitivas e sócio afetivas de nossos alunos.Embora o projeto esteja em ação há pouco tempo, através das atividades recreativas elaboradas a partir dos elementos da cultura corporal de movimento respeitando as capacidades intelectuais de cada indivíduo é notório o progresso dos participantes na ampliação e desenvolvimento das condições físicas, motoras e cognitivas.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15383 A inclusão digital de idosos e o êxito na construção de um curso de extensão 2021-08-11T16:19:07-03:00 Hênio Delfino henio.oliveira@ifb.edu.br Aline Gomes da Silva henio.oliveira@ifb.edu.br Patrick Schimith Da Silva henio.oliveira@ifb.edu.br Eduarda dos Santos de Sousa henio.oliveira@ifb.edu.br <p>O exposto trabalho aborda que no mundo informatizado é de extrema relevância que todos os grupos se sintam pertencentes a ele, não só para interesses pessoais, mas para a sua integração na sociedade. A internet se tornou um interessante espaço democrático ao discorrer sobre a promoção do acesso à informação e tem hoje importante papel na diversificação das formas de ensinar e aprender, entretanto, só tem acesso aos benefícios do mundo virtual, aquele que o domina minimamente. Ao tratar do manejo das novas tecnologias, cada geração lida de maneira diferenciada, por isso os que não são “nativos digitais”, no caso dos idosos, podem se sentir deslocados. As instituições de ensino são agentes transformadores da sociedade e o Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina é um delas. Nele foi proposto um curso de extensão denominado “Informática para a melhor idade”, objetivando promover a aprendizagem na área de informática básica para pessoas idosas. Das 15 vagas ofertadas, 12 foram preenchidas e 8 estudantes concluíram com êxito. Para eles, o curso oportunizou a aprendizagem dos conteúdos sobre informática e propiciou o sentimento de pertencimento ao grupo, criando laços de amizades e motivando para novos projetos.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15332 Projeto ConTEXTO: competências de leitura e escrita em foco 2021-08-11T19:21:57-03:00 Filipe Emanuel da Silva Henriques filipeemanuel2001@gmail.com Adilson Ribeiro de Oliveira adilson.ribeiro@ifmg.edu.br Ana Paula Mendes Alves de Carvalho anapaula.carvalho@ifmg.edu.br Iago Augusto Apolinário Reis iaggimm@gmail.com Amanda dos Santos Felix amanda5652@outlook.com Denise Giarola Maia denise.maia@ifmg.edu.br <p>Este trabalho visa relatar a experiência em Extensão do Projeto “ConTEXTO: Oficina de Leitura e Produção de Textos”, uma iniciativa cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e habilidades de escrita - sendo a mais recorrente a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - dos estudantes de Ensino Médio do IFMG - Campus Ouro Branco, bem como demais interessados da região. Iniciada em 2017, esta empreitada vem buscando viabilizar diversas e variadas formas de interação (aulas presenciais e/ou a distância, orientação personalizada etc.) que facilitem o alcance da pretensão mencionada. Sendo amparada em perspectivas advindas especialmente da Linguística Aplicada, da Linguística Textual e da Análise do Discurso, a equipe dedica-se a uma abordagem do texto que o considera como&nbsp;prática social situada. A metodologia utilizada pelo Projeto busca englobar diversas ações, sempre pretendendo promover a interação entre os envolvidos no projeto, outros estudantes e demais interessados. No último ano, novas implementações foram realizadas no website do projeto, além de mais atendimentos presenciais e foi iniciada a criação de um aplicativo para o Projeto, de modo a incrementar seu alcance, reforçando, assim, o seu viés extensionista.</p> 2020-09-16T02:37:28-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15358 Desenvolvimento de experimentos para o ensino de mecânica clássica 2021-08-11T16:36:53-03:00 Juliana Layber Mota Engelhardt juliana.mota@iff.edu.br Ana Clara Gonçalves Guzzo Lopes juliana.mota@iff.edu.br <p>O presente trabalho se trata de uma proposta de construção de experimentos de física para serem utilizados como ferramenta de ensino no curso técnico em mecânica concomitante da Unidade de Formação Cordeiro do Instituto Federal Fluminense (IFF), que pertence ao <em>campus</em> Santo Antônio de Pádua. O objetivo é demonstrar que as atividades práticas são de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que o aluno aprenda, compreenda e fortaleça todo conhecimento adquirido.&nbsp; O trabalho foi dividido em etapas, que compreendeu em: escolha dos experimentos, construção, aplicação em sala de aula e as ações extensionistas. Na confecção dos experimentos foram utilizados materiais de baixo custo e reutilizados, assegurando o aspecto sustentável do projeto. O público alvo do trabalho foram os alunos da rede pública estadual e municipal de Cordeiro que visitaram o IFF Cordeiro na 1ª Semana de Integração, em junho de 2019, além de profissionais da educação que participaram de atividades como oficinas e mesa redonda de divulgação do projeto. Durante os experimentos desenvolvidos os alunos demonstraram empolgação e interesse, ambos observados através do dinamismo da apresentação e entrosamento entre os discentes.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15331 Oficina multimetodológica de botânica como ação extensionista para atualização docente 2021-08-11T16:38:40-03:00 Natália Deus de Oliveira Crespo natalia.crespo@iff.edu.br Danyelle de Paula Martins Barros danyeliipaula@yahoo.com.br Laís dos Santos da Conceição lais_santosc@hotmail.com Wanderson Junior dos Santos Chagas wanderson_juniorsc@live.com Pedro Francisco Mota de Azevedo Neto motapedro68@gmail.com Luciana Belarmindo da Silva lbelarmindo2014@gmail.com <p>Este artigo tem por objetivo descrever a experiência de uma ação extensionista de projetos de extensão do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro para atualização de docentes do Ensino Fundamental de escolas públicas de Campos dos Goytacazes/RJ. Desta forma, foi desenvolvida uma oficina sobre Botânica empregando múltiplas metodologias didáticas (discussão de artigos, experimento, jogo, modelo didático e mapa mental). Como desdobramentos, verificamos que os docentes participaram ativamente de todas as metodologias propostas sempre curiosos e motivados. Dados obtidos pelo questionário avaliativo diagnóstico aplicado após a oficina indicam que as expectativas dos docentes com a oficina foram atendidas sendo que, 76,9% afirmaram estar muito satisfeitos com os conceitos teóricos de botânica abordados, enquanto 92,3% declararam estar muito satisfeitos em relação à contribuição da oficina para sua prática docente. Acreditamos que as atividades potencializaram a atualização docente à medida que a oficina constituiu-se num espaço para proposição/vivenciamento de metodologias didáticas diversas, além da discussão sobre a necessidade de uma prática docente reflexiva e relacionada à realidade dos alunos.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/cadernos_de_extensao/article/view/15388 Literatura como elemento de estímulo ao desenvolvimento de soft skills no ensino de administração: o Projeto Corpus Literário (PCL) 2021-08-11T16:40:09-03:00 Natalia Bousquet Batista natalia.batista@iff.edu.br Patrick dos Santos Pereira patrickpereira.mrp@gmail.com Ana Carolina Rocha Santa Rita acarolsantarita@gmail.com <p>A literatura é um meio agradável e rico para estudar e pensar a natureza humana. A administração, como ciência social aplicada, é capaz de traçar paralelos a partir da abstração de conceitos no que tange o entendimento da natureza humana e suas relações. O Projeto Corpus Literário (PCL) é um projeto de leitura semestral de livros complementares. Há um grupo de professores que desenvolve agenda de encontros e discussões em rodas de conversa, seminários e palestras, estimulando a participação ativa dos alunos. O caráter das discussões em torno da obra é literário e interdisciplinar. Temas como liderança, estratégia, conflitos, poder, processo de trabalho, questões éticas, dentre outros, estão presentes na sociedade e na dinâmica empresarial e podem ser representadas na literatura e gerar reflexões para o ensino da administração, oferecendo uma apreensão primeira de fenômenos sociais.<br>Através do PCL, a Universidade constrói um espaço favorável ao desenvolvimento crítico, criativo<br>e reflexivo dos alunos ao desenvolver soft skills no ensino de administração, contribuindo para a<br>consolidação de uma compreensão mais humanística da realidade e pensando a interdisciplinaridade<br>e as relações de ensino, pesquisa e extensão da instituição.</p> 2020-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense