A educação em saúde para além dos muros do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Ligia Cordeiro Matos Faial Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
  • Cidllan Silveira Gomes Faial Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
  • Alexcievenny Oliveira Furtado Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
  • João Mateus Ferreira Ribeiro Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense
  • Eliane Ramos Pereira Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p217-227

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Lúdico, Adolescente

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, com objetivo descrever a experiência da sessão de educação em saúde aos alunos adolescentes do ensino médio no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto. A realização desta proposta pedagógica em saúde extencionista surge do exitoso projeto piloto de educação em saúde aos alunos do Instituto Federal Fluminense. Neste projeto foram trabalhados temáticas escolhidas pelo público juvenil apoiadas no lúdico e da arte. A experiência pedagógica lúdica em saúde fora dos muros institucionais, despertou entre seus pares interesse de aprender brincando. Marcadas pelo ineditismo e norteadas pela recreação as sessões produziram conhecimento oportuno para aquisição de normas de comportamentos saudáveis. A arte e o lúdico são facilitadores para o ensino em saúde, já que estabelece vínculo e derruba barreiras que distanciam os profissionais de saúde e adolescentes com foco no equilíbrio biopsicossocial juvenil. A estratégia pedagógica do discente reorganiza o pensar e fazer saúde na escola, ao produzir o saber, previne comportamento de riscos, frente as vulnerabilidades vivenciadas, e transforma o indivíduo em protagonista do autocuidado.

Biografia do Autor

  • Ligia Cordeiro Matos Faial, Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
    Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde/ Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em ensino na saúde/UFF, Residência Transplante de medula óssea, hematologia e hemoterapia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Residência em Clínica Médica/ Hospital dos Servidores do Estado, Medicina/ Universidade Severino Sombra. Médica do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus
  • Cidllan Silveira Gomes Faial, Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
    Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde/ Universidade Federal Fluminense, Bacharelado e licenciatura em Educação Física/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Educador Físico do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus.
  • Alexcievenny Oliveira Furtado, Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
    Discente do ensino médio do curso técnico de agropecuária do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus
  • João Mateus Ferreira Ribeiro, Instituto Fedral Fluminense Campus Bom Jesus
    Discente do ensino médio do curso técnico de agropecuária do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense
    Pós-Doutora em Filosofia/ Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Doutora em Psicologia Social (UERJ) e Doutora em enfermagem/ Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ). Mestre em Filosofia (UERJ), mestre em enfermagem (UFRJ), professora e vice-coordenadora do Mestrado profissional Interdisciplinar em Educação e Saúde (MPES) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Doutorado e Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF).
  • Eliane Ramos Pereira, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense
    Pós-Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Enfermagem/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA) /Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa De Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde/ PACCS /UFF. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF.

Downloads

Publicado

16-09-2020

Edição

Seção

Relato de experiência