Implantação de hortas agroecológicas em duas escolas no município de Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p137-154

Palavras-chave:

Hortas escolares, Consumo consciente, Meio ambiente, Saúde, Agroecologia

Resumo

Fator essencial para a qualidade de vida humana é a ingestão de alimentos saudáveis. A produção agrícola nacional está apoiada nas práticas herdadas pela "Revolução Verde", pautadas na intensificação do uso de insumos e tecnologias, em especial os agrotóxicos. A agroecologia surgiu como contraponto a esse modelo. O ambiente escolar é local propício a realização de atividades que visam refletir sobre educação e sustentabilidade, com o desejável envolvimento de alunos, professores e demais funcionários. O presente trabalho relata a implantação de hortas de base agroecológica em dois colégios estaduais de Campos dos Goytacazes/RJ -Brasil nos anos de 2018/2019, bem como incentivar a produção e consumo consciente. As atividades foram organizadas em 9 módulos/aulas, executados de forma integral na escola A e parcial na escola B, devido a carência de condições ideais para esta ação completa. Foram por volta de 90 estudantes beneficiados, somado a 60 pessoas atingidas pela Feira de Ciências realizada pela escola A. O envolvimento dos estudantes comprova que ações extracurriculares e interdisciplinares como as hortas escolares tem grande potencial de formação no meio escolar.

Biografia do Autor

  • Marcelo dos Santos Ferreira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Marcelo dos Santos Ferreira - Engenheiro Agronônomo pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.  Especialista  em Educação Ambiental e estudante de Pós-graduação lato sensu em Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos ambos pelo Instituto Federal Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Email: sf.marcelo@gmail.com
  • Raynan de Souza Aguilar, Sra, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Bióloga com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil (2017). Graduanda em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense, IF Fluminense, Brasil.
  • Patrícia Santiago Alves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil
  • Gabriela Carvalho de Souza Santos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Mestranda em Produção Vegetal e Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil (2019)
  • Fábio Cunha Coelho, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutor em Fitotecnia. Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil

Downloads

Publicado

16-09-2020

Edição

Seção

Artigo original