Desenvolvimento do turismo sustentável em Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes, por meio da formação e qualificação de empreendedores locais

Autores

  • CRISTIANO SOUZA MARINS, Sr. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0001-5061-3778
  • Thaís Oliveira Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Rodrigo Resende Ramos, Sr. UFP – Universidade Fernando Pessoa (Porto – Portugal)
  • Joselane Da Silva Anastácio, Sra. Universidade Estácio de Sá
  • Álvaro Gonçalves de Barros, Sr. IFRJ
  • Mayra Duarte De Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p155-167

Palavras-chave:

Turismo Sustentável, Formação empreendedora, Farol de São Thomé

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão que teve como meta estimular o turismo sustentável em Farol de São Tomé, região litorânea do município de Campos dos Goytacazes. Essa região do município possui potencial turístico devido, principalmente, faixa de litoral, interesse de órgãos da prefeitura e ao clima agradável e quente. Propiciando oportunidades de emprego e renda, sobretudo para a população. Contudo, há diversos empresários de outras regiões sem nenhuma preocupação com o impacto das atividades de exploração do turismo no meio ambiente. E em outros casos, há muitas pessoas operando na informalidade sem qualquer formação ou conhecimento técnico. E o objetivo do projeto foi contribuir para mudar esta situação, promovendo a difusão de uma cultura empreendedora voltada para a promoção do turismo sustentável. Na primeira parte do projeto, foi aplicado um questionário aos empreendedores locais durante o Festival Gastronômico de 2018, com o objetivo de identificar as demandas por capacitação e o perfil dos entrevistados. E num segundo momento foram realizadas as capacitações conforme as demandas apresentadas. Como resultado foi possível identificar muitas potencialidades ainda pouco exploradas na região e que a capacitação poderia auxiliar, aos empreendedores, na criação e exploração de novas oportunidades.

Biografia do Autor

  • CRISTIANO SOUZA MARINS, Sr., UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) e Doutorado em Engenharia de Transportes pelo PET/COPPE/UFRJ com ênfase em transporte público. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes-RJ. Atua no curso de graduação presencial em Ciências Econômicas como professor da área de economia empresarial (TGA e Elaboração e Análise de Projetos) e Administração Pública (EAD) como professor da área de gestão de operações (Administração da Produção, Administração de Materiais e Logística).
  • Thaís Oliveira Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional Barroso Leite(2016), é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como bolsista do projeto de extensão "Desenvolvimento do turismo sustentável em Farol de São Tomé, Campos Dos Goytacazes, por meio da formação e qualificação de empreendedores locais", no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. Atualmente, atua como estagiária na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes.
  • Rodrigo Resende Ramos, Sr., UFP – Universidade Fernando Pessoa (Porto – Portugal)
    Professor de contabilidade e controladoria do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense - UFF e professor do curso de administração pública do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro - CEDERJ/UAB. Graduado em Ciências Contábeis pela UCAM (1999), pos-graduado em gestão pública pela ESAB (2009), pós-graduado em gestão pública municipal pela UFF (2010), pós-graduado em controladoria de gestão pública pela UCAM (2011), mestre em engenharia de produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2003) e doutoramento em ciências da informação, na especialidade de sistemas, tecnologias e gestão da informação, na Universidade Fernando Pessoa - UFP, em Porto - Portugal. Experiência acadêmica em ensino superior (presencial e EAD), prática na área governamental em controladoria na gestão pública, gestão fazendária, apoio às decisões na administração de empresas públicas e privadas.
  • Joselane Da Silva Anastácio, Sra., Universidade Estácio de Sá
    Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (2016) e graduação em Normal Superior pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (2009). Já atuou como professora da Escola Municipal do Legislativo e como professora de educação infantil. Atualmente, está cursando uma especialização em Libras pela Mundial Educação.
  • Álvaro Gonçalves de Barros, Sr., IFRJ
    Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Redes de Computadores. Especialista em Produção e Sistemas. Especialista em Novas Tecnologias na Educação. Graduado em Redes de Computadores e Internet. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Instrutor IT Essentials e CCNA da Cisco Academy. Responsável pela Cisco Academy do IFRJ Campus Arraial do Cabo e da UENF. Coordenador do setor de Suporte em TI do IFRJ Campus Arraial do Cabo. Experiência em Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores e demais áreas de TI. Atua com Educação a Distância com grande experiência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
  • Mayra Duarte De Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    Aluna do curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense na unidade de  Campos dos Goytacazes; Pesquisadora do Projeto de Extensão "Promovendo o Turismo Sustentável em Farol de São Tomé - Campos - RJ" e bolsista pela PROEX-UFF,  Instrutora de Yoga no projeto YOGA NA PLANÍCIE, em Campos dos Goytacazes.

Downloads

Publicado

16-09-2020

Edição

Seção

Relato de experiência