A UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS E MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS

  • Marizângela Faustino França
  • Renata Ezequiél da Rocha
  • Breno Fabrício Terra Azevedo

Resumo

O presente artigo apresenta a aplicação de uma sequência didática em uma escola de Ensino Fundamental II, no município de Itaperuna, RJ, com os alunos do 9º ano de escolaridade. Foi abordado o tema recursos hídricos, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e a integração das disciplinas de Arte e Ciências, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância dos recursos hídricos utilizando a linguagem fotográfica. Para identificar os subsunçores foi realizado um levantamento através de brainstorming, seguido de atividades com textos, vídeos e debates. A seguir, foram registradas as fotografias e elaborados os mapas conceituais, culminando em uma exposição para a comunidade escolar.
Publicado
17-01-2020