Uma experiência híbrida no ensino da matemática utilizando o AVA Google Classroom

  • Bruna Viana Villaça Montezuma
  • Ives da Silva Duque Pereira
  • Fermín Alfredo Tang Montané

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que visou analisar como a modalidade Ensino Híbrido pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa qualitativa foi do tipo intervenção pedagógica e os instrumentos de coleta de dados foram observação e resolução das atividades propostas. As atividades propostas foram experimentadas com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Campos dos Goytacazes – RJ e teve como objetivo relatar a aplicação de um modelo da modalidade Ensino Híbrido. Como resultado, aponta-se que a utilização de tecnologias, aplicativo Desmos e Google Sala de Aula, funcionaram como ferramentas para o desenvolvimento do modelo Sala de Aula Invertida, e contribuíram para o estudo do conteúdo denominado Função Afim, tornando os alunos ativos em sua aprendizagem e o desenvolvendo um trabalho colaborativo, necessidade da atual sociedade.
Publicado
17-01-2020