Teatro em comunidades em Campos dos Goytacazes: o papel dos projetos na democratização da linguagem teatral

  • Quélen do Espírito Santo Silva
  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho

Resumo

Como o Teatro chega às pessoas? Como funciona o contato com a Arte na cidade de Campos? Fazer faculdade de licenciatura em teatro nunca foi um plano de carreira. Mas, de um jeito ou de outro, ou melhor, de outro, o teatro sempre esteve presente na minha vida. Digo de outro porque ele não apareceu como disciplina da escola ou atividade obrigatória, mas através de projetos dentro e fora da escola no bairro do Parque Aurora, onde cresci e moro. A partir de uma apresentação feita pelos alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, tracei diversas relações entre minha história e a obra levada à cena. Daí surgiu a hipótese de que projetos sociais sejam os grandes responsáveis pelo acesso e democratização da linguagem teatral, supondo que tais iniciativas tivessem modificado não apenas a minha vida. No ano de 2017 ingressei no curso de Licenciatura em Teatro do IFFluminense. Em 2018 me tornei bolsista de extensão no projeto Siminino, o que me trouxe um olhar diferente para minha trajetória de vida como moradora do bairro Parque Aurora e participante de projetos. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a importância de projetos na cidade de Campos na democratização da linguagem teatral. Um dos resultados esperados é o mapeamento da presença de projetos na história dos estudantes e profissionais de Teatro da cidade, além da análise das experiências do projeto Teatro Siminino e das aulas de teatro na Escola Sebastiana. A metodologia consiste em entrevistas com estudantes e profissionais do Teatro na cidade, participantes dos projetos Siminino e da Escola Sebastiana, relatos de experiência e diálogo com bibliografia das áreas de Teatro e Educação. A pesquisa encontra-se em fase inicial. Os resultados parciais já indicam extremo impacto nos indivíduos, seus ambientes familiares, escolares e sociais. Com as entrevistas e leituras pretendo não só comprovar esta tese como incluir a cidade de Campos no cenário científico do Teatro em Comunidades ao discutir sua história teatral sob um ângulo periférico. A conclusão parcial da pesquisa aponta para a reafirmação da importância dos projetos sociais que democratizam a linguagem teatral, a necessidade do fortalecimento de tais iniciativas e desenha um importante histórico do Teatro em Comunidades na cidade de Campos que também se mostra responsável pela solidez do Teatro na cidade que inclusive culminou na existência recente do curso de licenciatura em Teatro do IFFuminense.
Publicado
25-04-2021
Seção
Banner - Educação, Arte e Cultura