Permanência e desempenho escolar: uma análise comparativa entre os alunos matriculados no 1º ano do ensino médio integrado do campus Campos Centro do IF Fluminense de 2016 a 2019

  • Camila Carneiro dos Santos Silva
  • Gabriel Rangel de Souza
  • Marcos Abraão Fernandes Ribeiro
  • Luciana Machado da Costa
  • Sérgio Rangel Risso

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados da análise dos dados de desempenho dos alunos matriculados no 1º ano dos cinco cursos do Ensino Médio Integrado do campus Campos Centro. A análise empírica comparativa entre os estudantes ingressantes pela ampla concorrência e pelas cotas identificou que as disciplinas de Física (média de 40% dos estudantes cotistas e não cotistas), Química (38%) e Matemática (35%) foram as que apresentaram maiores índices de reprovação nos anos de 2016 a 2019. Na ampla concorrência Física foi a única disciplina que reprovou mais de um quinto dos estudantes. Entre os cotistas identificamos outras três disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Biologia. A partir destes resultados concluímos que os estudantes cotistas, além de terem taxas de reprovação maior, ficam reprovados em mais disciplinas, alcançam taxas críticas de reprovação em Ciências da Natureza (média de 46%) e demonstram uma defasagem de base maior na área de Linguagens.
Publicado
03-06-2021
Seção
Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais