Planejamento e utilização de experimentos demonstrativos a partir do tema Água no Ensino de Química a nível médio

  • Marcely Pereira Ribeiro
  • Luciana Andrade Tostes Lopes
  • Érika Soares Bull De Nadai

Resumo

A Química é considerada fundamental no que se refere à compreensão da realidade. Entretanto, abordagens estritamente tradicionais podem culminar no desinteresse dos alunos e limitar as associações entre o conteúdo e o cotidiano. Em contrapartida, o uso de recursos didáticos, como a experimentação, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em relatar a contribuição da utilização de experimentos demonstrativos, ancorados no tema Água, no Ensino de Química a nível médio. A proposta contou com dois encontros, tendo como participantes dezessete discentes da terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Benta Pereira, localizado no Município de Campos dos Goytacazes-RJ. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Presume-se que a utilização dos experimentos pautados no tema água possa ter contribuído no processo de ensino-aprendizagem, posto que auxiliou na contextualização dos conteúdos, além de intensificar o interesse e participação dos alunos.
Publicado
03-06-2021
Seção
Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais