Programa de Educação Tutorial (PET): relatos de egressos quanto às contribuições na formação em Licenciatura em Ciências da Natureza

  • Maria Eduarda Soares Leite Rangel
  • Laíza Pessanha Pereira
  • Larissa Machado Antonio
  • Marcely Pereira Ribeiro
  • Wander Gomes Ney

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências da Natureza é regido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFFluminense. O PET almeja contribuir no processo educacional em nível de graduação a partir do desenvolvimento de atividades extracurriculares em ensino, pesquisa e extensão. Considerando o contexto atual em que o programa está para completar dez anos no IFFluminense, o presente trabalho de pesquisa objetiva analisar contribuições do PET na formação dos egressos. A metodologia possui caráter qualitativo e conta com a elaboração e aplicação de um questionário via Google Forms. A análise de dados ocorreu por meio da categorização das respostas abertas, conforme a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados permitiram compreender as contribuições auspiciosas do PET Ciências da Natureza na formação inicial e continuada de egressos licenciados.
Publicado
03-06-2021
Seção
Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais