Desafios e Desdobramentos para um Ensino Remoto durante a Pandemia sob o olhar dos professores das redes públicas

  • Joberto Da Silva Pessanha Junior
  • Amaro Sebastião De Souza Quintino
  • Jackeline Barcelos Corrêa
  • Adriana Monteiro Camara
  • Luiz Cláudio Da Silva Velasco

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus causou enorme impacto na educação em todo o mundo, onde todas as unidades escolares tiveram que suspender as aulas presenciais. Essa situação inesperada levou à interrupção das aulas, o que demandou das instituições de ensino tomadas de decisões rápidas, para que as iniciativas de educação a distância fossem bem-sucedidas. Esta pesquisa tem como objetivo, evidenciar os desdobramentos e desafios dos professores, em busca de métodos eficazes visando manter as aprendizagens ao alcance dos alunos, partindo da premissa que todos têm direito a uma educação de qualidade. O referencial teórico adotado na pesquisa destacou-se os estudos de: Neto (2013), Filho; Silva (2015), junto ás pesquisas em sites como Scielo, Scopus e livros sobre a temática. Com a pandemia do novo COVID19, medidas emergenciais foram tomadas para que houvesse uma nova estruturação das práticas pedagógicas. A metodologia selecionada para esse trabalho, foi de cunho qualitativo e quantitativo. a aplicado um formulário com perguntas abertas e fechadas, pelos meios virtuais com um total de 20 professores, sendo 10 professores da rede municipal e 10 professores da rede estadual ambos do município de São João da Barra- RJ. Como resultado pode-se constatar que os docentes tiveram que aprimorar e adaptar as atividades interativas de forma remota, com aulas síncronas e assíncronas, com base em conhecimentos adquiridos com sua vivência docente. Desta forma pode-se concluir e observar que todas as iniciativas do ensino remoto utilizado durante este momento pandêmico pelo Covid-19 podem ser sementes para a transformação digital e cultural tão necessária no ensino, unindo práticas pedagógicas inovadoras, com tecnologias educacionais inteligentes, que potencializam as capacidades de o aluno aprender e do professor inovar. Sendo assim, fica evidente que aprender é muito mais complexo do que simplesmente transmitir informações. A distância nos fez perceber: é um desafio reconstruir no mundo on-line todas as relações e a estrutura de apoio de uma escola
Publicado
18-06-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais