Jornal IFFolha Itaperuna: um projeto de ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Fabiana Castro Carvalho de Barros
  • Gabriely da Silva Brito
  • Isabella Meira Glória da Silva
  • João Gabriel de Souza Schelk
  • Thalia Vitória dos Santos Monsores

Resumo

O IFFolha Itaperuna iniciou suas atividades em 2018, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, colocando em prática a tríade ensino/pesquisa/extensão e contribuindo para uma maior interação do estudante com sua realidade. Por meio das redes sociais – Instagram e Facebook – adotadas como suporte oficial desde 2019, o projeto divulga textos produzidos no campus Itaperuna e fora dele: os colaboradores são divididos em equipes e cada uma fica responsável pela produção de um gênero textual. O Conselho Editorial (coordenação e bolsistas) recebe os textos, faz a revisão e a publicação nas redes. Em 2020, há publicações fixas dos bolsistas em dias específicos da semana: na segunda-feira, temos a #segundapoética; na terça-feira, dicas de saúde vocal do projeto #bonavox; na quarta-feira, #dicasderedação; na quinta-feira, recordações das ações da escola com #tbt nos stories; na sexta-feira, #iffolhaindica com resenhas de sériese filmes; no sábado, vídeos musicais do projeto #quemcantaseusmalesespanta. O grupo tem promovido também lives no Instagram com entrevistas que, após edição de áudio, tornam-se podcasts divulgados para toda a comunidade interna e externa, a fim de aumentar o engajamento, especialmente nesse período de isolamento social. Como estratégia de ensino nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais, é publicado regularmente um quiz de revisão dos conteúdos para que os alunos aprendam brincando. Ademais, textos circunstanciais e temporais como a notícia são publicados a qualquer momento, bem como os reposts e compartilhamentos de stories com informações institucionais oficiais. Outrossim, merece destaque a parceria com os projetos “Cine IFFilmes”, “Literature-se”, “Monitor Digital”, “Mova-se em casa” (todos coordenados por professores do IFF Itaperuna) e com a “Escola Estadual Santo Antônio”, de Miraí-MG, além do “Jornal IFFolha” (do campus Pádua), que sempre geram conteúdos a serem compartilhados. De modo geral, não se trata de uma ação exclusiva da área de Língua Portuguesa, pois servidores docentes e administrativos interessados colaboram com as produções, orientando aquelas que têm relação com sua atuação no instituto. O resultado desse trabalho de integração acadêmica é a produção de um jornal digital, com diferentes gêneros, abordando temas sociais, culturais, locais, políticos e econômicos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-06-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais