O estágio docente na formação do pedagogo em uma instituição de medidas socioeducativas no município Campos dos Goytacazes -RJ

  • Denise Cristina Barreto Silva
  • Luiz Cláudio Da Silva Velasco
  • Jackeline Barcelos Corrêa
  • Amaro Sebastião De Souza Quintino
  • Adriana Monteiro Camara

Resumo

Esta pesquisa ressalta a relevância da disciplina de Estágio docente e no trabalho pedagógico na instituição de medidas socioeducativas que visam a ressocialização de adolescentes em vulnerabilidade social. A presença do profissional especializado para orientar o estágio é imprescindível para o processo educativo, visando melhorias profissionais e competências para o estagiário lidar com o cotidiano da instituição. O objetivo deste trabalho foi observar as responsabilidades do pedagogo que oportuniza aos estagiários vivenciarem a pedagogia social que oferece conhecimentos sobre as atribuições legislativas de órgãos competentes dentro do sistema socioeducativo, bem como a relevância da mediação humanizada das medidas para o processo de inserção social dos alunos em situação de risco. Como referencial teórico foram selecionados os estudos do Bourdieu (2002), Pimenta; Lima (2006) entre outros. Buscou-se evidenciar no trabalho realizado pelo pedagogo social e na sua mediação aos futuros pedagogos, as mudanças do olhar dos estagiários sobre os trabalhos realizados na instituição. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica e documental, foram feitas observações, aplicou-se questionários semiestruturados e entrevistas. Sendo assim, o pedagogo vai trabalhar com a humanização da Pedagogia e o sentimento de pertencimento dos internos, em parceria com outros profissionais de maneira interdisciplinar, desmistificando ideias do senso comum. Esta pesquisa constatou a relevância da participação dos estagiários em diferentes espaços educativos, principalmente nos de alta complexidade, para que se possa iniciar o trabalho docente humanizado a partir experiência vivenciada na instituição. Portanto considera-se de suma importância a disciplina do estágio docente para que se tenha a compreensão que vise o desenvolvimento social e afetivo do aluno.
Publicado
23-06-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais