A extensão universitária como articuladora da teoria e práxis na formação continuada de docentes para atuação na educação especial: uma experiência no município de Laje do Muriaé/RJ

  • Dennis Benício Herculano Cesário de Barros
  • Bianca de Souza Moraes
  • Carolina França Pessanha
  • Jessica Teles Basilio

Resumo

A partir da implementação pelo Estado brasileiro, na década de 1990, das políticas de inclusão escolar, a formação de professores tem sido alvo de discussões e desafios. A formação de docentes para atuação junto aos alunos público-alvo da educação especial também vem se constituído como importante campo de conhecimento e um cenário para a criação de práticas e estratégias que objetivam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Em muitos casos, isto vem sendo dificultado pela falta de qualificação dos profissionais que atuam com esse público, produzindo um “não-saber” o que fazer com alunos que podem apresentar peculiaridades educacionais. Assim, este projeto tem o principal objetivo de ofertar um curso de capacitação, por meio de formação continuada, aos docentes que atuam com alunos considerados público-alvo da educação especial na rede municipal de Laje do Muriaé/RJ. O pressupostos teóricos-metodológicos que norteiam o projeto estão ancorados na indissociabilidade entre extensão universitária e pesquisa, buscando romper a ideia de que a extensão é somente uma atividade prática. A extensão é aqui compreendida como uma práxis transformadora, com fundamentação téorica e metodológica, que visa à transformação social (VÁSQUEZ, 2007). A metodologia foi organizada em três etapas. Na primeira, serão buscadas referências bibliográficas com o propósito de que os participantes do projeto aprofundem seus conhecimentos acerca da formação de professores que atuam na educação especial, sendo os textos debatidos em grupo de estudos mediado pela coordenadora. Na segunda, os membros do projeto irão, elaborar o curso, por meio da delimitação das temáticas, das dinâmicas e das atividades que serão propostas no decorrer da realização dos encontros com os docentes, assim como a construção de boletins informativos. Na terceira, será realizado um curso de capacitação para, aproximadamente, 40 docentes que atuam nas etapas da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de educação do município. A partir disso, busca-se a construção de ações e estratégias transformadoras, que possam auxiliar aos componentes do projeto e aos professores da rede a promover ações mais inclusivas no âmbito da educação especial no município de Laje do Muriaé/RJ. O projeto ainda está em fase inicial, tendo sido realizadas problematizações acerca das teorias e práxis dos professores que atuam com educação especial.
Publicado
23-06-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais