A perspectiva do ensino de ciências em tempos de pandemia

  • Sabrina Souza de Almeida Amaral

Resumo

Ao longo do tempo, a ciência vem sofrendo modificações que causam transformações do mundo, levando a sociedade a se adequar as essas novas alterações. Tal fato, causa dificuldade em ser acompanhado pelo mundo educacional, levando muitas vezes os docentes a não aplicar a ciência pratica no cotidiano escolar, seja por falta de informação ou de material para aplicar práticas cientificas. A pandemia que afetou o mundo, trouxe uma nova perspectiva da ciência, colocando-a em foco. Ademais, a educação remota expos o abismo que existe entre o ensino público e privado, principalmente quanto se trata do ensino de ciências. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a perspectiva do ensino de ciência durante a pandemia, sob a visão do docente da rede pública e privada de ensino. Para isso foi elaborado um questionário online com perguntas referentes a atuação dos docentes no ensino de ciências durante a pandemia. Os dados obtidos através do questionário, mostra que 60% atua tanto no ensino público quanto no privado, 30 % atua somente no ensino público e 10% atua apenas no ensino privado. Ao serem questionados quanto o uso do modelo remoto para ensinar ciências 45% teve dificuldades; 35% conseguiu incluir atividades práticas em suas aulas e 25% não conseguiu elaborar aulas criativas. Sobre a utilização do ensino hibrido após a pandemia, 85% disse que aprova. Ao analisar os dados obtidos percebe-se que a maior parte dos docentes da rede privada de ensino conseguiu elaborar aulas dinâmicas de ciências, além de terem maior facilidade de se adequar ao ensino remoto. Sobre o ensino hibrido a grande maioria se mostrou animada por esse novo modelo de ensino, pois poderá trazer melhorias para o ensino de ciência. Deste modo, conclui-se a necessidade de ter uma melhoria no ensino de ciências na rede pública, que pode ser feita através da adesão do modelo de ensino hibrido, pois ele expande a perspectiva de aprendizagem. No entanto, vale ressaltar que o primeiro passo a ser tomado é a diminuição do abismo que há entre os modelos de ensino apresentados acima.
Publicado
23-06-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais