A utilização de metodologias problematizadoras no ensino de Ciências Naturais

Autores

  • Ayana Pinheiro De Souza Nogueira
  • S. Teixeira

Resumo

As concepções de problema e problematização são frequentemente empregadas em metodologias de ensino na área de Ciências Naturais, como propostas de ensino desejável. Devido a existência de algumas metodologias baseadas na problematização é comum que professores desconheçam as especificidades de cada metodologia e, por esse motivo, acabam relacionando a concepção pedagógica de problema ou problematização a uma única metodologia ou método de ensino específico. Mesmo com diferentes pressupostos teóricos que embasam o conceito de problematização e a utilização de problemas no ensino de Ciências, há um consenso entre os pesquisadores acerca da relevância dessas perspectivas teóricas nos processos de ensino e aprendizagem. A partir disso, surgem as seguintes questões norteadoras deste trabalho: em quais metodologias problematizadoras se encaixam os problemas utilizados na área das Ciências Naturais? À luz de quais concepções teóricas se encontram as metodologias de ensino trabalhadas na área em questão? Assim, objetiva-se verificar as concepções de problemas e problematização existentes na literatura e analisar as metodologias problematizadoras empregadas no ensino de Ciências Naturais. Podendo assim, destacar as concepções teóricas que as mesmas abarcam, a fim de evidenciar as mais utilizadas por licenciandos e professores da área em questão nas instituições de ensino UENF e IFF na cidade de Campos dos Goytacazes. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura sobre o papel da problematização na construção do conhecimento e verificou-se que pesquisadores como Vygotsky, Bachelard, Piaget, Dewey e Freire se tornaram bases teóricas para várias metodologias problematizadoras como: o Arco de Maguerez, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), os Três Momentos Pedagógicos e o Ensino Investigativo. Além disso, coletou-se dados acerca do uso dessas metodologias no Ensino de Ciências por meio de formulários elaborados no Google forms e enviados via E-mail e Whatsapp que serão analisados utilizando a metodologia da Análise Conteúdo. Almeja-se contribuir para esclarecer quais bases teóricas fundamentam os conceitos de problema e problematização e, desta forma, facilitar a compreensão das especificidades envolvidas nas metodologias que utilizam destes conceitos e são trabalhadas nas aulas de Ciências Naturais.

Downloads

Publicado

04-07-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais