Percepção dos professores de escolas públicas e particulares em relação ao uso das tecnologias nas aulas remotas durante a Pandemia de Covid-19.

Autores

  • Silvani Barreto Assumpção Cardoso
  • Auner Pereira Carneiro

Resumo

A escola sempre apresentou um lugar de excelência social devido a sua função promotora de educação, aprendizagem e conhecimento. Mas de repente, surge uma pandemia de (Sars-Cov-2) que infecta e mata várias pessoas, ocasionando medo de estarmos juntos, ocasionando abruptamente o distanciamento social. Fechando comércios, teatros, shoppings, dentre outros, chegando até as instituições de ensino no Brasil e no mundo. Com esse distanciamento social, muitos se reinventaram, buscando novas formas para manter suas atuações, e com a educação escolar não foi diferente, as escolas estão se transformando e se ajustando a essa nova realidade atuando de forma remota, com aulas e atividades online utilizando tecnologias digitais, algo totalmente novo para pais e professores. Com isso, esse estudo objetiva demonstrar a percepção de docentes da educação básica brasileira sobre o retorno das aulas durante a pandemia de Covid-19. Visando informar sobre a visão desses profissionais em relação a utilização das tecnologias nas aulas remotas. Tendo como metodologia a pesquisa descritiva que tem como intuito descrever a realidade educacional atual vivenciada pelos participantes deste ensaio científico, que será registrado através de um questionário respondido por professores da educação básica da rede pública e particular do município de Itaperuna. A análise dos resultados possibilitou demonstrar como as tecnologias auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica durante a pandemia de Covid-19, quanto aos problemas enfrentados pelos docentes com o uso das tecnologias.

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Publicado

04-07-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais