Proposta Didática para ensino híbrido baseado no método STEAM

  • Wellington Ribeiro Barbosa
  • Renata Lacerda Caldas

Resumo

Tendo em vista o cenário de pandemia causada pelo Covid-19, o isolamento social e os cuidados com os contatos entre as pessoas fez com que as aulas presenciais fossem temporariamente suspensas. Com isso, novas práticas pedagógicas têm sido analisadas para diminuir o impacto no ensino e aprendizagem da Física em todos os níveis, em especial, os da educação básica. Sendo assim, o presente estudo busca apresentar uma proposta didática (PD) baseada no método STEAM que possa ser utilizada em aulas presenciais ou aulas com ensino Híbrido. O percurso metodológico envolve oito (08) encontros online, realizados pela plataforma educacional google clasroom, em que os alunos em integração com o professor terão suas aulas ministradas com o auxílio de aplicativos VirtualPro e Physio Code Posture instalados previamente em seus smartphones relacionando os conhecimentos sobre Forças, Leis de Newton e Alavancas do corpo com outras disciplinas. Esta proposta didática será aplicada aos alunos da primeira série do ensino médio em uma escola estadual do município de Campos dos Goytacazes. Para verificar indícios de aprendizagem significativas nos alunos, os mesmos realizarão atividades ao fim de cada encontro, buscando assim, realizar novas conexões com os conhecimentos já existentes em sua estrutura cognitiva. Espera-se que ao fim da PD os alunos despertem interesse pelas aulas realizadas em plataformas educacionais, tornando o novo normal como algo tangível a todos. Busca-se também, tornar a prática do ensino interdisciplinar cada vez mais presente nas escolas favorecendo um ensino que seja significativo para os alunos.
Publicado
04-07-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais