Reflexões sobre a formação docente no processo de inclusão do aluno com deficiência na Educação Física Escolar

  • Rômulo de Freitas Sousa Santos
  • Yverson Felismindo Lima
  • Érica Pereira Neto

Resumo

As disciplinas do curso de licenciatura em Educação Física devem abordar conteúdos e estratégias de ensino que permitam ao licenciando contribuir com o processo de inclusão do aluno com deficiência, seja ele, fora ou dentro do ambiente escolar. Este estudo buscou analisar a concepção dos alunos bolsistas da Residência Pedagógica, programa financiado pela CAPES que visa contribuir para a formação de professores no Brasil, sobre a importância de uma disciplina específica (Educação Física Adaptada) que aborde o tema inclusão escolar e o quanto a mesma poderia facilitar a conexão da teoria com a prática no programa. No procedimento metodológico, foi aplicado um questionário aos 16 residentes do curso delicenciatura em Educação Física do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. Após a obtenção dos dados e análise estatística, observou-se que 62,5% dos residentes acreditam que o professor de Educação Física, com formação acadêmica que contemple a disciplina Educação Física Adaptada, está capacitado para ministrar aulas para o aluno com deficiência, porém 37,5% deles afirmam que não, sendo necessárias outras disciplinas para a abordagem e discussão do tema. Sendo que, 87,5 % dos residentes consideram que a sua formação acadêmica, até o momento, possibilitou vivências para incluir o aluno com deficiência e somente 12,5% afirmam que não. Considerando que, todos encontram-se na graduação e, por fazerem parte do programa, são alunos do 5 º ao 7º período. Destaca-se ainda, que todos os residentes acreditam que o programa da Residência Pedagógica irá promover experiências de inclusão do aluno com deficiência nas escolas onde estarão inseridos. Espera-se assim, que após a finalização do programa o residente esteja apto para contribuir no processo de inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física e que as lacunas existentes na formação docente possam ser preenchidas, facilitando assim, a efetivação do processo de inclusão.
Publicado
04-07-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais