Relato de experiências sobre o uso do Schoology na aprendizagem Matemática durante o período pandêmico

  • Dhiulia Paixão Azeredop
  • Pedro Dos Santos Falquer Faria
  • Thais Elisa Barcelos Abreu

Resumo

Como parte integrante do Projeto de Jovens Talentos desenvolvido em cooperação com a professora de Matemática do Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus e coordenadora do Projeto acima citado, foi escolhido e utilizado o Schoology como recurso facilitador de aprendizagem durante o período pandêmico. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 1° ano do Curso Técnico em Eletrônica, modalidade regular, utilizando os bolsistas do projeto como mediadores e desenvolvedores das atividades sob supervisão da professora. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos matemáticos com o auxílio da tecnologia e com a facilidade de usar e de testar os recursos que o programa oferece, utilizando o recurso como atividade pedagógica não presencial, que por ter sido aplicado em período de calendário acadêmico suspenso, não valeria nota e não constava como carga horária da disciplina, isto é, o único objetivo era realmente uma aprendizagem matemática significativa despertada através do interesse dos alunos. Utilizando recursos como vídeo aula, textos, e diversas atividades e testes aplicados, acompanhando o desempenho de cada aluno ao longo de 12 semanas, algumas experiências foram surpreendentes, tais como a grande adesão dos alunos, a facilidade dos alunos no acesso sem grandes dificuldades e sem necessidade de intervenção do suporte dos mediadores. Há, porém, algumas desvantagens a serem relatadas, desvantagens essas não decorrentes da aplicação da plataforma de ensino, mas do período de aplicação, visto que alguns estudantes começaram a deixar de participar das atividades ao longo das semanas por não saberem lidar com esse tipo de ensino, o não presencial, que requer maior organização nas datas de entrega das atividades e outros pelo simples fato das atividades aplicadas não valerem nota alguma. A plataforma contém uma ampla variedade de integrações e como resultado percebeu-se que é um excelente recurso para aprendizagem dos estudantes.
Publicado
04-07-2021
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais