Aprendizagem Baseada em Problemas e Canvas de Projeto: ensino híbrido no estudo da eletricidade

  • M.A. Santos
  • R.L. Caldas

Resumo

São enfoques da BNCC um ensino problematizador e o empreendedorismo. Partindo dessepressuposto e no contexto do ensino de física, o presente trabalho, de natureza qualitativa, traz umrecorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que objetiva analisar contribuições advindas dométodo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), auxiliado pela ferramenta de planejamentoCANVA de Projeto, para a aprendizagem significativa sobre eletricidade. Foi elaborada umasequência didática (SD) para nível fundamental, que aborda em 10 encontros no formato de ensinohíbrido a temática “O bom uso de adaptadores “T” (benjamins)”. Em cada encontro, problemáticasrelacionadas ao tema incentivam a busca de soluções que culminarão na construção de dois protótipospara cargas em celulares. Tais soluções objetivam trazer a reflexão sobre maneiras de diminuir oexcessivo uso dos adaptadores. São instrumentos de coleta de dados: questionários discursivos, mapasconceituais, roteiros experimentais, jogos lúdicos, tabelas de planejamentos. A Teoria daAprendizagem Significativa (TAS) e o método de análise de Bardin sustentarão a análise dosresultados. Espera-se ao final da aplicação, que os alunos apresentem indícios que apontem para umaaprendizagem mais significativa sobre o conteúdo abordado, bem como senso crítico e proatividadepara tomada de decisão diante de problemáticas cotidianas.
Publicado
31-03-2022
Seção
Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais