Ler e escrever: eis a questão!

  • Giselda Maria Dutra Bandoli
  • Fabiana Castro Carvalho de Barros

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar ações de recepção e produção de textos literários, desenvolvidas noprojeto “Literature-se: intervenção literária e ações da Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna”:leitura da obra “Olhos d‟água”, de Conceição Evaristo, e a realização das “Oficinas de leitura e escrita– Cordel”. O trabalho com a literatura procurou atuar como instrumento de reflexão, contribuindo para aformação do pensamento crítico do aluno, o que é indispensável em uma sociedade que se pretende democráticae socialmente desenvolvida. Os resultados apontam positivamente para a formação de círculo de leitoresreflexivos e escritores comprometidos com a realidade sócio-histórica em que vivem. Metodologicamente, estetrabalho está ancorado em autores que buscam aplicar o conceito de letramento literário, além de privilegiarautores que tematizam sobre a importância do ato de ler. Assim, autores como Candido (2009), Cereja (2005),Maria (2009) e Freire (1989), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações.
Publicado
01-04-2022
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais