Biblioteca: aspectos lúdicos e cognitivos na formação de leitores

Autores

  • Laline Broetto
  • Michely De Melo Pellizzaro
  • Fabiana Alves Dos Santos Schrodi
  • Fábio Henrique Correa Bogado Guimarães
  • Samanta Teles De Padua Kurahashi

Resumo

As bibliotecas das instituições de ensino devem assumir uma postura proativa, criativa e inovadora na atual conjuntura social e econômica do país, não se limitando a características tradicionais de uma unidade de informação. Sendo assim, o objetivo geral do projeto foi ampliar o número de frequentadores da biblioteca do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Jaraguá do Sul - Rau, sensibilizando-os a respeito da importância da leitura. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas, em outubro de 2019, diversas ações durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), entre elas: realização do Concurso de Design de Marcadores de Livros, exibição de curtas metragens com roda de conversa, contação de histórias científicas, Sarau Cultural e oficina de jogos de raciocínio lógico. Para a realização do Concurso de Design de Marcadores de Livros foi elaborado e divulgado para a comunidade o seu respectivo regulamento. A premiação, por categoria, foi entregue em cerimônia no interior da biblioteca do campus. Foi realizada a exibição de dois curtas metragens com temas da Mostra de Cinema e Direitos Humanos, na qual participaram o público interno do campus e, ao final das exibições, os temas abordados foram debatidos. A contação de histórias científicas teve a participação de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Marcos Verbinnen de Jaraguá do Sul. O Sarau Cultural foi realizado nos três turnos, dentro do campus, com a participação de toda a comunidade acadêmica e comunidade externa. Durante a SNLB também foram elaboradas intervenções pelo campus como o guarda-chuva de poemas e a escada literária, para sensibilizar ainda mais sobre a importância da literatura. Também, foi realizada uma oficina de jogos de raciocínio lógico, onde a comunidade externa pode interagir e desenvolver habilidades cognitivas. Com a realização das atividades, a equipe conseguiu perceber a interação que ocorreu entre os discentes, os servidores e a comunidade externa. Em relação aos resultados quantitativos vale destacar a participação de: 57 participantes no I Concurso de Design de Marcador de Livro; 20 participantes no Sarau Cultural, 20 participantes na oficina de jogos de raciocínio lógico e 80 alunos da Escola Municipal na contação de histórias científicas. O desenvolvimento da inteligência cognitiva e intelectual e o fortalecimento dos conhecimentos relacionados à leitura e à comunicação foram aspectos presentes no desenvolvimento das atividades.

Downloads

Publicado

20-06-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais