Unidade de ensino potencialmente significativa sobre mudanças climáticas em uma perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Rafaella Cruz Ferreira
  • Marcelo Silva Sthel

Resumo

Novas estratégias de ensino têm sido desenvolvidas na tentativa de tornar as aulas mais atrativas e instigantes, com o intuito de despertar maior interesse dos alunos na área de Ciências da Natureza. Dentre elas, podem-se citar as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), sequências didáticas que têm se destacado como potenciais estratégias para a promoção da aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo investigar a potencialidade de uma sequência didática, ancorada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com enfoque interdisciplinar, para a promoção da aprendizagem significativa de conceitos relativos às mudanças climáticas em nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os fundamentos teóricos sustentam-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e nas contribuições de Joseph Novak para reforçar esta teoria. No que se refere à metodologia de pesquisa, a investigação possui viés qualitativo, de natureza descritiva do tipo estudo de caso. A aplicação da sequência didática será efetuada em duas turmas de nível médio da modalidade EJA do Colégio Estadual Benta Pereira, localizado no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para a verificação de indícios de aprendizagem significativa serão utilizados recursos, tais como mapas conceituais, simulações computacionais e estudo de caso interdisciplinar. Com isso, espera-se que a utilização de uma UEPS interdisciplinar seja uma alternativa viável no processo de construção do conhecimento e para a promoção da aprendizagem significativa na modalidade EJA. Além disso, almeja-se que a UEPS desperte nos estudantes um maior interesse por questões ambientais e estimule a tomada de atitudes mais sustentáveis em prol da preservação ambiental e da manutenção da vida no planeta.

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Publicado

04-07-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais