Educação/Trabalho: o Estágio Docente envolvendo a Arte Cênica no Parque Infantil da Cidade da Criança em Campos dos Goytacazes – RJ

Autores

  • Adriana Monteiro Camara
  • Amaro Sebastião De Souza Quintino
  • Jackeline Barcelos Corrêa
  • Luiz Cláudio Da Silva Velasco
  • Denise Cristina Barreto Silva

Resumo

As contribuições do estágio docente nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia além de promoverem um contato direto com a docência, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do estágio docente durante a mediação das artes cênicas, que quando inseridas na recreação infantil impacta diretamente na absorção de conteúdos trabalhados de forma lúdica, ressaltando valores, ampliando linguagens e tornando a brincadeira, os jogos pedagógicos, o teatro de fantoche em um aprendizado prazeroso, construtivo e saudável. Percebe-se que a ludicidade tem um papel importante na vida das crianças que favorecem descobertas e possibilitam vivências nas aprendizagens, proporcionando interatividade no processo educacional de maneira direta no parque. As artes cênicas na recreação infantil ganha destaque, pois de forma ampla abarca não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos linguísticos, motores, afetivos e sociais. No referencial teórico adotado na pesquisa destacaram-se os estudos de: Bourdieu (2006), Wiggers (2018), Soares (2018), juntamente com pesquisas em sites acadêmicos como Scielo e Scopus e livros que abordam a temática. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com depoimentos de15 crianças, de 5 a 11anos e de 3 Licenciandos que estagiam no Parque Infantil da Cidade da Criança situado em Campos dos Goytacazes- RJ, onde os mesmos afirmam que o espaço ajuda desenvolver todos os aspectos sociais inerentes ao futuro pedagogo. Com esta pesquisa, foi possível constatar como resultado que tudo que envolve a arte, oferece subsídios para modificar de maneira significativa as aprendizagens das crianças, colaborando com a promoção afetiva, aumentando determinadas áreas de reações, desenvolvendo as suas ideias e a sua própria expressão. Ampliando as competências linguísticas e promovendo a inserção das práticas pedagógicas envolvendo as Artes Cênicas no cotidiano dos estagiários.

Downloads

Publicado

22-06-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais